Monday, 04 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

A terceira maior revista semanal de informações dos EUA fecha ediçao impressa e migra para a Web

The US News & World Report, a terceira maior revista semanal de informações dos Estados Unidos anunciou o fim de sua edição impressa e a migração de toda sua redação e rede de correspondentes para a versão online, que passa a ter atualização em tempo real.US NEws & World Report


 


O anúncio da US News acontece uma semana depois de outra tradicional publicação norte-americana, o jornal Christian Science Monitor ter tomado decisão idêntica. Tanto a revista como o Monitor já tinham alterado sua periodicidade. O jornal não circulava mais todos os dias e a US News havia passado a ser quinzenal, como forma de reduzir os prejuízos.


 


As duas outras grandes revistas semanais de informação, Time e Newsweek, estão tentando sobreviver como publicações impressas, mas a luta tem sido traumática. A Time, criada há 85 anos, é a pioneira do gênero nos Estados Unidos, mas sua tiragem caiu de uma média de 4 milhões de exemplares semanais para 3,4 milhões em 2007, o que provocou a demissão de mais de 600 funcionários desde 2006.


 


A Newsweek, a segunda maior revista semanal dos Estados Unidos também enfrenta os mesmos problemas, agravados pelo surgimento de um inesperado concorrente, a revista inglês The Economist, que hoje vende mais entre os leitores norte-americanos do que na sua terra natal.


 


Os últimos acontecimentos reforçam a tese de que os dias das revistas semanais de informação geral parecem irremediavelmente contados. Os semanários especializados, como os de economia, ainda têm uma sobrevida porque se especializaram em contextualizar as informações corporativas e governamentais.


 


As revistas mais sofisticadas — como The Nation e New Yorker, por exemplo — perderam muitos leitores mas ainda têm um público fiel, especialmente entre os mais velhos, mas é difícil prever quanto tempo conseguirão suportar os crescentes custos de produção da edição em papel.


 


As revistas de entretenimento também não conseguem impedir a migração de leitores para a Web, como foi o caso da TV Guide, que acabou sendo vendida por um valor ínfimo para que os novos donos assumissem todo o passivo estimado em quase 150 milhões de dólares.


 


A migração das publicações semanais para a Web altera a sua periodicidade pois elas passam a ser atualizadas em tempo real para atender à demanda dos internautas. Com isso, a tendência é aumentar a concorrência no segmento dos portais jornalísticos, criando uma situação paradoxal.


 


O fechamento das edições impressas é fruto da preocupação em reduzir perdas, mas a edição online, apesar de registrar índices de audiência crescentes (no caso da US News são 7 milhões de visitantes únicos mensais) e de um volume também crescente de publicidade, a receita publicitária ainda não cobre as despesas. Na verdade, a opção é entre dois prejuízos.