Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Alguns pitacos sobre o debate em torno da urna eletrônica


A intensidade da discussão e o número elevado de comentários de leitores sobre a questão da confiabilidade da urna eletrônica mostraram que há setores do público muito interessados em participar deste debate e que os blogs podem ser instrumentos para que isto aconteça.


Estas foram as duas principais conclusões que podem ser tiradas a partir da análise dos mais de 60 comentários feitos ao texto postado no dia 6 de outubro, aqui neste blog. Mas gostaria de aproveitar o embalo para fazer mais algumas considerações cujo objetivo é maisuma vez estimular o debate:


1) Os blogs são espaço para transmissão de informações mas também podem se transformar em ambiente para troca de idéias. Neste sentido eles preenchem parte da função que deveria ser exercida pela mídia e pelas organizações sociais. Não substituem, mas simplesmente complementam, temporáriamente.


2) É a chamada grande conversa entre autor e leitores. O escritor norte-americano Dan Gillmor esta certíssimo quando afirma que os ‘leitores sabem mais do que o jornalista’. Ao postar o texto sobre confiabilidade da urna eletrônica ignorava a maior parte das informações inseridas nos comentários. Coletivamente, os leitores do texto mostraram que sabem muito mais do que o autor. Não me sinto desmerecido por isto, muito pelo contrário. Acho que participei de um esforço coletivo de informação e isto é o que vale.


3) Nestas condições diminui a diferença entre jornalistas profissionais e os que não têm formação academica. Como todos tem a possibilidade de publicar um blog, tem também a chance de colocar temas para debate e estimular a troca de idéias.


4) Este é um processo novo e por isto sujeito a muitas imperfeições. A principal delas é a falta de intimidade da maioria dos cidadãos com o debate aberto. Isto faz com que alguns percam a serenidade e partam para agressões verbais, que no caso deste blog, felizmente, foram solucionadas pelos próprios envolvidos.


5) O debate é uma forma de trocar idéias, informações e conhecimentos, e não um mero duelo ou exibição de força alguém perde e outro ganha.


6) A tecnologia está permitindo a multiplicação dos espaços para debate público numa escala inédita na história da humanidade. Ela avançou muito mais do que a nossa capacidade de dialogar. Este é talvez o nosso grande desafio atual.


Conversa com os leitores


Queria agradecer a todos e deixar aqui aberta a porta para que o debate continue. Este blog já não é mais apenas meu. Está começando a se transformar numa comunidade de informação.