Friday, 14 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Argentinos criam superblog jornalístico


Cerca de 50 jornalistas blogueiros da Argentina formaram no final de novembro um grupo chamado Associación 3.0 com o objetivo de trocar experiências e informações visando melhorar a qualidade informativa e narrativa do material que publicam.


É a primeira organização do gênero que tenho notícia na América Latina e segue o exemplo dos chamados Superblogs, que estão surgindo nos Estados Unidos e Europa como uma fórmula para unir esforços na busca por mais visibilidade e acesso a possíveis anunciantes.


Os fundadores são os jornalistas Leandro Zanoni, 29 anos, criador do eBlog e Dario Gall, do BlocdePeriodista, e diretor executivo da revista Noticias. Mas a Associación 3.0 tem uma forte influência espanhola, principalmente através dos jornalistas Juan Varela, do blog Periodistas 21 e de José Luis Orihuela, responsavel pelo blog eCuadernos , também professor da Universidade de Navarra.


Varela é um dos criadores da página wiki Periodismo 3.0  onde blogueiros de língua espanhola estão desenvolvendo coletivamente um conjunto de textos e definições sobre jornalismo cidadão e participativo. Há alguns textos bem interessantes e uma pesquisa histórica muito boa.


Um dos textos que vale a pena examinar é o que contém uma lista de blogs jornalísticos  espanhóis e latino-americanos.


Uma navegada pelos principais blogs associados ao projeto Associación 3.0 mostra como os jornalistas argentinos estão usando intensivamente o recurso das páginas pessoais para publicar notícias que, na maioria dos casos, não sairam na mídia convencional.


Nem todos os autores são jornalistas profissionais, mas há um consenso entre os associados para adotar normas éticas e técnicas inspiradas nos manuais de redações convencionais.


Aos nossos leitores: Serão desconsiderados os comentários ofensivos, anônimos e os que contiverem endereços eletrônicos falsos.