Monday, 22 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Cuba e Brasil no mundo

No Granma, órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, não há palavra sobre a reportagem da Veja desta semana. Nem era de se esperar que houvesse.


Até este momento (13h00 do dia 31 de outubro) não se encontra nada a respeito do assunto nos seguintes veículos: The New York Times, The Washington Post, sites da CNN, da revista The Economist, da BBC, do jornal The Guardian.


Ontem, o Los Angeles Times se limitou a dar uma nota curta sobre a reportagem da Veja.


O Miami Herald, sediado onde está a maior colônia de cubano-americanos, não podia ignorar o assunto. Mas dá apenas um despacho curto, datado de hoje, segundo o qual autoridades do governo brasileiro negaram firmemente a reportagem sobre ajuda de Cuba para a campanha eleitoral do PT em 2002, assim como a Embaixada de Havana em Brasília. Segundo o Miami Herald, a Veja não apresenta provas.


O correspondente do El País no Rio de Janeiro, Juan Arias, destaca o desmentido da embaixada cubana.


No buscador de blogs do Google (http://www.google.com/blogsearch) há 626 ocorrências. No site www.technorati.com, que monitora blogs, já aparecem 20 textos sobre o o assunto (chave de pesquisa: cuba + brasil + lula) nas últimas 15 horas. (Às 14h45.)