Friday, 12 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Na Globo, poder pauta

Ontem à noite o Jornal Nacional resolveu dar reportagem com imagens sobre a greve de fome do bispo Dom Luiz Flávio Cappio, em Cabrobó, Pernambuco. O protesto começou na segunda-feira e ganhou o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.


O que levou a Globo a finalmente dar algum destaque à manifestação de Dom Cappio? A visita de “autoridades”. Uma delas, que não é nomeada mas aparece no vídeo, é o senador Antônio Carlos Magalhães. Outro foi o governador da Bahia, Paulo Souto, que não aparece nem é citado. Um terceiro é um enviado do Palácio do Planalto, Selvino Heck, que foi levar ao bispo carta em que o presidente Lula admite abrir o diálogo sobre a obra. Ele apareceu na gravação da Globo.


O texto da reportagem de José Raimundo sobre o projeto da transposição, claramente a favor do projeto, embora o repórter tenha declarado a este Observatório que ela seria “isenta”, ainda não havia sido colocado no site do Jornal Nacional até 14h30 do dia 2 de outubro. Deve ser difícil copiar o texto. A reportagem, rodada em abril, foi exibida na sexta-feira, 30 de setembro.


No fundo, no fundo o que mais preocupa nesse caso do São Francisco é a hipótese de que o repórter José Raimundo e seus editores acreditem piamente que a reportagem foi isenta.


Exército já prepara obra no S. Francisco


A enviada do jornal A Tarde, de Salvador, Carla Ferreira, informa em reportagem publicada na sexta-feira que “em Cabrobó, numa mata situada às margens da estrada, a 25 quilômetros do centro, há sinais de que o governo está disposto a executar as obras de transposição. Na caatinga, é possível encontrar trilhas abertas e marcadores feitos pelo Exército, que já iniciou no local os estudos preliminares para a possível realização da obra. No centro da cidade, há grande movimentação de carros e homens da corporação. O Exército está responsável pelos dois lotes iniciais da obra (no total, são 16). Esta fase, cuja licença prévia já foi fornecida pelo Ibama, é para conhecer o terreno”.


O presidente Lula se diz disposto a dialogar com o bispo, mas na prática, portanto, já há toda uma dinâmica de realização da obra. Só a Folha de S. Paulo, entre os maiores jornais, dá hoje noticiário sobre o assunto: uma entrevista com o bispo. Para o Estado de S. Paulo ainda não aconteceu nada. O Globo parou de noticiar o assunto neste domingo.