Monday, 04 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Projeto para combater a desinformação ganha US$ 2,25 milhões em novo financiamento

Seis novos parceiros do Trust Project lançaram recentemente os Indicadores de Credibilidade no Brasil. (Foto: Juliana Farinha)

O Trust Project, um esforço global para enfrentar a desinformação e a crise de confiança nas notícias, anunciou no final de maio que está se lançando como uma organização independente sem fins lucrativos, com US$ 2,25 milhões em doações totais de Craig Newmark Philanthropies, Facebook e Democracy Fund.

Incubado por Sally Lehrman no Centro de Ética Aplicada da Universidade Santa Clara, o Trust Project pode agora expandir a adoção do seus Indicadores de Credibilidade, o primeiro padrão de transparência jornalística que ajuda as pessoas a avaliar facilmente a autoridade e a integridade das notícias.

O Trust Project usará seu novo financiamento e status para ampliar a participação em redações, construir ferramentas para apoiar seu futuro crescimento e aumentar a conscientização pública sobre os Indicadores de Credibilidade. O projeto também
fortalecerá os vínculos entre a lealdade do usuário gerada pelos Indicadores de Credibilidade e os fluxos de receita que ajudam sites noticiosos a prosperar, ajudando-os a cumprir seu papel vital na sociedade civil e na democracia.

“Enquanto eleitores, cidadãos e vizinhos, todos precisamos de fontes confiáveis de cobertura abrangente para que possamos ter um bom conhecimento do nosso governo, nossas comunidades e muitas coisas mais”, disse Craig Newmark, fundador da Craigslist e da Craig Newmark Philanthropies. “O Trust Project mantém o público informado, ajudando os leitores a identificar quais veículos e repórteres são confiáveis, e tenho orgulho em apoiá-los à medida que entram nesse novo estágio de escala e crescimento”.

“Estamos orgulhosos em apoiar o Trust Project em seus esforços contínuos para abordar a transparência noticiosa e a desinformação”, disse Julia Bain, da Parcerias de Notícias do Facebook. “Começamos a usar os Indicadores de Credibilidade no Feed de Notícias em 2017 e agora estamos lançando esse recurso globalmente em nosso botão “Contexto”. Acreditamos que quando os leitores sabem mais sobre de onde vêm suas notícias, eles gravitam em torno de informações provenientes de canais de qualidade. O trabalho que Sally e sua equipe estão fazendo não poderia ser mais importante e impactante agora.”

“Aplaudimos a liderança de Sally Lehrman no apoio a processos colaborativos em todo o jornalismo, empresas de mídia social e em comunidades”, disse Paul Waters, associado sênior do Public Square Program do Democracy Fund. “Ela criou uma base sólida para lidar com a desinformação e aumentar a confiança nas notícias – fundamental para proteger e fortalecer nossa democracia.”

Em todo o mundo, os 126 principais sites de notícias agora exibem os Indicadores de Credibilidade para um público de 327 milhões de pessoas por mês, incluindo os sites da BBC e The Economist (Reino Unido), do Washington Post, da Hearst Television e da TEGNA (EUA), El País (Espanha), La Repubblica e La Stampa (Itália) e o CBC (Canadá), entre outros. O INN Labs, parte do Institute for Nonprofit News, desenvolveu e mantém um plug-in VIP-accepted para WordPress para ajudar os participantes validados do Trust Project a implementar os indicadores de credibilidade em seus sites. Além disso, as principais plataformas tecnológicas – incluindo Google, Facebook e Bing – usam os sinais legíveis por máquina para exibir notícias com autoridade.

“O Trust Project nasceu de uma ideia ambiciosa para se tornar um líder reconhecido na construção de credibilidade de notícias através de seus Indicadores de Credibilidade, que têm um claro impacto”, disse Lehrman. “Estamos profundamente gratos à Craig Newmark Philanthropies, ao Facebook e ao Democracy Fund por este investimento vital em nosso futuro e, mais importante, no acesso das pessoas a notícias confiáveis em todo o mundo.”

Além disso, o Trust Project agradece o apoio da Craig Newmark Philanthropies, do Google, da Fundação John S. e James L. Knight e da Fundação Markkula desde seus primeiros dias. “Esses subsídios financiaram os salários e as operações dos funcionários do Trust Project, nos permitindo construir uma base sólida e transformar em realidade a minha ideia para um método de criar confiança nas notícias”, disse Lehrman. “Também quero agradecer ao Markkula Center for Applied Ethics pela calorosa acolhida que deu a essa ideia e por fornecer um valioso apoio administrativo, encorajamento e entusiasmo”, acrescentou.

“O Trust Project tem trabalhado em estreita colaboração com as redações para atingir centenas de milhões de usuários de notícias em quatro anos”, disse Don Heider, diretor-executivo do Markkula Center for Applied Ethics da Universidade de Santa Clara. “Estamos orgulhosos por ter ajudado a concretizar a iniciativa e esperamos continuar apoiando, à medida que se expanda ainda mais.” Jornalista premiada, Lehrman continuará a dirigir o Trust Project em sua nova fase independente como diretora-executiva.

No Brasil, o Projeto Credibilidade, associado ao Trust Project, conta com um consórcio de mídia formado por dezessete entidades, incluindo jornais, revistas, agências de checagem e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).