Monday, 16 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1305

Filho de Murdoch deixa direção de jornais britânicos

James Murdoch deixou o cargo de diretor da News Group Newspapers Limited – que publica o Sun e publicava o News of the World – e da Times Newspapers Limited – que publica os jornais The Times e Sunday Times. Com a saída, não há mais nenhum membro da família Murdoch nos conselhos dos jornais britânicos do grupo News Corporation.

Analistas acreditam que James, filho do magnata Rupert Murdoch, deve cortar, em breve, todos os laços com o grupo de jornais, mas uma porta-voz nega: “James Murdoch não deixará a News Internacional, onde é presidente. Ele ainda é diretor do NI Group Limited e do Times Newspapers Holdings – conselho editorial criado em 1981 para garantir a independência do jornal quando Rupert Murdoch o comprou”.

James já vinha enfrentando a insatisfação de acionistas da News Corporation, onde comanda as operações na Europa e Ásia, por conta do escândalo dos grampos que levou ao fechamento do tabloide britânico News of the World, em julho. Agora, ele provavelmente enfrentará pedidos para que deixe o cargo de presidente da companhia de TV por satélite BSkyB no encontro anual de acionistas, marcado para a próxima semana. Tom Mockridge, ex-chefe da Sky Italia, que substituiu Rebekah Brooks como executivo-chefe da News Internacional em julho, assumiu os cargos deixados por James. Informações de Gideon Spanier [London Evening Standard, 23/11/11] e da BBC News [23/11/11].

***

Leia também

James Murdoch depõe novamente – e insiste que não sabia de nada