Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 135

Luiz Orlando Carneiro

JORNAL DO BRASIL "Deu no JB", copyright Jornal do Brasil, 11/8/01 "Privatização e Contestação O êxito do programa brasileiro de privatização, sobretudo na área da telefonia, realçado e recente editorial do JB, é contestado pelo leitor que abre esta seção, com a resposta que nos pareceu adequada. Críticas a um outro editorial sobre o abandono […]

Bernardo Ajzenberg

DOSSIÊ CREDIBILIDADE "O congresso da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), realizado nos dias 13 e 14, no Rio, revelou notícias alvissareiras. A primeira diz respeito ao número de leitores dos jornais impressos no país. Segundo estudo feito pela consultoria McKinsey & Co., entre 1996 e 2000 as vendas de jornais impressos subiram de 6,5 milhões […]

A queda continua

REVISTAS AMERICANAS O relatório do Audit Bureau of Circulations sobre circulação de revistas na primeira metade de 2001 registrou tendência de queda na venda de exemplares em bancas, informa Eric Herman [New York Daily News, 14/8/01]. As revistas de finanças pessoais foram as que mais sofreram. Money Magazine, empreendimento de Hearst Magazines e Dow Jones, […]

José Geraldo Brito Filomeno e Rogério Alvarez de Oliveira

ASPAS ?Chave pública: que bicho é esse?, copyright Folha de S. Paulo, 14/8/01 ?Encontra-se em tramitação na Câmara o projeto de lei n? 1.483/99 (apensado ao projeto n? 1589/99), que trata das assinaturas, do comércio e dos documentos eletrônicos. Estes, para serem válidos juridicamente, precisarão ser certificados eletronicamente. Todo o sistema deverá ser baseado em […]

Inscrições abertas

PRÊMIO IBERO-AMERICANO O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Agência de Notícias EFE abriram, em 27 de julho de 2001, as inscrições para a segunda edição dos Prêmios Ibero-americanos de Comunicação pelos Direitos da Infância e Adolescência. Os escritórios da Agência EFE e do Unicef receberão os trabalhos dos jornalistas e/ou […]

Carlos Franco

DOSSIÊ CREDIBILIDADE "O jornal é o meio de comunicação de maior credibilidade em relação aos demais; a maioria de seus leitores é composto por homens, com mais de 40 anos; e de um total 12 milhões de leitores nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife, 3,9 milhões (37%) lêem […]

De volta ao tribunal

PRIMEIRA EMENDA A americana Vanessa Leggett, escritora novata de histórias policiais, resolveu levar seu caso a um tribunal federal de recursos. Já tendo passado um mês na cadeia, a escritora tenta usar a Primeira Emenda, que garante a liberdade de expressão a jornalistas, para se livrar da prisão por ter se recusado a entregar suas […]

Elis Monteiro

ANÁLISE DE AUDIÊNCIA ?Tudo pela audiência?, copyright O Globo, 13/8/01 ?Assim como na TV, audiência na internet significa mais anúncios, visibilidade e, conseqüentemente, mais lucro. Por isso o interesse das empresas pontocom por uma posição confortável no topo das pesquisas. Mas os números variam muito: três institutos dão resultados diferentes de audiência e número de […]

O prazo é 10 de setembro

PRÊMIO BARBOSA LIMA SOBRINHO Terminam no próximo dia 10 de setembro as inscrições já abertas para o Prêmio Justiça Federal de Imprensa Barbosa Lima Sobrinho. Podem concorrer todos os jornalistas que redigiram matéria, editorial ou reportagem entre 6 de junho de 2000 e 6 de junho de 2001, cujo tema seja a Justiça Federal. O […]

O Globo

DOSSIÊ CREDIBILIDADE "Pesquisa do instituto Datafolha apresentada ontem no primeiro dia do 3? Congresso Brasileiro de Jornais, no Rio, mostra que os jornais são a segunda instituição com mais credibilidade no país, só perdendo para a Igreja Católica. Dos entrevistados, 30% disseram acreditar mais na Igreja e 15%, nos jornais. Em último lugar, com nenhuma […]

Vai um cigarro, jovem?

PROPAGANDA TABAGISTA Após três anos, o acordo da indústria do tabaco americana que proibiria propaganda de cigarro dirigida a crianças mostrou-se ineficiente.Anúncios de três das quatro principais companhias de tabaco continuam aparecendo em revistas como Rolling Stone, People, Entertainment Weekly, Sports Illustrated e TV Guide, cujo número de leitores jovens é elevado. As três empresas […]

Pedro Doria

HACKERS "De hackers e ética", copyright no. <www.no.com.br>, 14/8/01 "?A ética dos hackers? é talvez o primeiro bom livro publicado no Brasil sobre o assunto. Assinado por Pekka Himanen, filósofo da Universidade de Helsinque, com prefácio do super-programador Linus Torvalds e epílogo do sociólogo espanhol Manuel Castells, é um misto bem-humorado de auto-ajuda com teoria […]

Mànya Millen

DOSSIÊ CREDIBILIDADE "Os limites da liberdade de imprensa diante das barreiras legais e jurídicas impostas pela sociedade e as discussões éticas que a internet ainda pode suscitar em relação ao meio jornalístico foram algumas das questões abordadas ontem pela jornalista americana Jane Elizabeth Kirtley, durante uma mesa-redonda no Consulado dos Estados Unidos. Professora de ética […]

O telefone da casa do repórter

PROFISSÃO PÚBLICA "Você tem uma chamada a cobrar de Willie Horton, da Instituição Correcional do Estado de Maryland." O coração da mulher do colunista Allan Wolper, da Editor & Publisher, parou. Ela sabia que quem ligava era um assassino e estuprador, estrela de um comercial que destruiu a campanha presidencial de 1988 de Michael Dukakis. […]

Informar, sim. Mas é preciso chocar?

TV AO VIVO Paulo José Cunha (*) Pouca gente ficou sabendo, e por isso o assunto não mereceu uma vírgula de comentário. Eu, pelo menos, não vi, ouvi nem li nada a respeito em parte alguma. Pudera. Saiu n?O Dia, jornal popular carioca cuja tiragem é inversamente proporcional ao seu status. Mas, há dois meses, […]