Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 212

O Estado de S. Paulo

TV DIGITAL “A questão da TV digital”, Editorial, copyright O Estado de S. Paulo, 17/02/03 “Há três estratégias em debate na questão da TV digital no Brasil. A primeira delas é adotar um sistema brasileiro completo de TV digital. A segunda consiste em criar um padrão tecnológico nacional apenas para interatividade (middleware). A terceira é […]

A espetacularização da morte

MÍDIA & MERCADORIA Marcelo Salles (*) É interessante observar como a mídia grande rompe com certas regras por ela própria convencionadas, sempre que lhe convém. Um breve exemplo: na capa da Folha de S.Paulo (3/2/03) uma foto de meia página ilustra o desastre com o ônibus espacial Columbia. A legenda anuncia sete mortos. Logo abaixo, […]

A mídia pauta o mundo

FATO E SOCIEDADE Nelson Valente (*) No imaginário popular, o que importa é como a mídia descreve, interpreta, constata, investiga, fotografa e divulga o mundo. Se não saiu na mídia não aconteceu. A mídia pauta o mundo, e forma ou deforma mentalidades, porque os limites de sua linguagem são os limites de seu mundo. Oras, […]

Ex-governador no ar

TELETIPO MSNBC, rede com a terceira maior audiência entre os canais de notícia pagos dos EUA, anunciou a contratação do ex-governador de Minnesota Jesse Ventura para apresentar programa de entrevistas. The Jesse Ventura Show faz parte do esforço da emissora para aumentar seu público. O político pertence ao Partido da Reforma e desistiu de tentar […]

Marcio Aith

COBERTURA DE GUERRA “Marchas são ?escondidas? pela mídia americana”, copyright Folha de S. Paulo, 16/02/03 “Se dependesse das redes americanas de TV, os protestos antiguerra de ontem não teriam passado de fatos isolados. As redes abertas (ABC, CBS, NBC e Fox) os registraram com muito pouco destaque, em telejornais que preferiram enfatizar a mobilização de […]

ER

MUDANÇAS NA FOLHA “Folha vai preparar novo projeto editorial”, copyright Jornalistas & Cia, 12 a 18/02/03 “A Folha de S. Paulo vai mudar. Um novo projeto editorial será desenvolvido ao longo de 2003 por uma Comissão integrada pelo staff principal do jornal, sob o comando direto do diretor de Redação Otávio Frias Filho. A empresa […]

Mídia e os sintomas da neobarbárie

FUZILARIA DE IMAGENS Muniz Sodré (*) Nem sempre é possível confiar no adágio, aliás já muito gasto, de que uma imagem vale mil palavras. Há imagens semanticamete pobres, apesar de toda sua exuberância estética. Outras podem valer certamente milhares de palavras, desde que não se dêem como tão evidentes assim, desde que arrancadas de sua […]

Sítio para ajudar jornalistas

FERRAMENTA ONLINE O American Press Institute, organização independente e sem fins lucrativos situada no estado americano de Virginia, está lançando uma ferramenta para facilitar o trabalho jornalístico. Trata-se do sítio JournalistsToolbox.com, disponível desde 11 de fevereiro, voltado para jornalistas que utilizam a internet como instrumento de trabalho. A novidade oferece links a mais de 17.500 […]

AP em fase de decisão

TELETIPO Louis Boccardi, presidente da agência de notícias Associated Press há 18 anos, anunciou que vai se aposentar ainda este ano. Sob seu comando, a AP, que funciona como cooperativa, mais do que dobrou seus ativos. Atualmente, a organização vale 562 milhões de dólares e tem 242 escritórios espalhados pelo globo que produzem notícias para […]

Álvaro Bufarah

COBERTURA DE GUERRA “A imprensa perto da linha de tiro”, copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 14/02/03 “O conflito entre árabes e israelenses sempre rende boas pautas. Correspondentes do mundo inteiro tentam retratar os fatos de uma guerra que faz centenas de mortos anualmente. O radicalismo de ambos os lados gera cenas terríveis a cada semana. Mas, como […]

Nelson de Sá

CRÍTICA DIÁRIA “No Ar”, copyright Folha de S. Paulo 14/02/03 – Os ?condes? A experiência eleitoral é pouca no país, mas alguém já determinou que um presidente tem seis meses de popularidade e só. Lula talvez nem chegue a tanto. Não se depender de Brasília, pelo que indica a reação ao Conselho de Desenvolvimento Econômico […]

Para ele a guerra já começou faz tempo

RUPERT MURDOCH Leneide Duarte-Plon (*), de Paris "Não se pode voltar atrás. Bush age de acordo com a moral, corretamente, e vai continuar até o fim." (R.M.) O autor dessa frase não é, como pode parecer à primeira vista, um membro do governo americano. É um barão da imprensa ? dono de jornais e redes […]

Estilhaços atingem correspondentes

MÍDIA & GUERRA Toma lá, dá cá. São essas as notas que os EUA e o Iraque vêm tocando agora que a guerra parece estar mesmo por um fio. A expulsão de correspondentes dos dois países em terras inimigas é simbolismo cabal da intolerância mútua. Greg Palkot, repórter da Fox News, está sendo expulso do […]

Novo serviço de vídeo

TELETIPO O Yahoo! está lançando serviço de vídeo por assinatura na internet, criando concorrência para a RealNetworks, que já conseguiu 900 mil assinantes para seu RealOne SuperPass. Negociações com a Fox, a CBS e a ABCNews.com, para que elas forneçam conteúdo para o Yahoo! Platinum ? assim deve se chamar o serviço -, estão em […]

Jacobo Quintanilla

INTERNET NA CHINA “China, Internet y los derechos humanos”, copyright Rede de Informações para o Terceiro Setor (http://www.rits.org.br), 14/2/03 “La población mundial en Internet es de 655 millones, 111 millones más que hace un año según la firma eTForecasts. El líder mundial sigue siendo EE.UU. con 160 millones de usuarios, seguido de Japón (64,8 millones) […]

Agência Brasil

PROPRIEDADE CRUZADA "Dines fala no Senado sobre meios de comunicação", copyright Agência Brasil / Comunique-se (www.comunique-se.com.br) ?O jornalista Alberto Dines, durante a 1? reunião do Conselho de Comunicação realizada nesta segunda-feira (17/02) no Senado Federal, expôs a problemática sobre a propriedade cruzada dos meios de comunicação no Brasil, quando uma mesma empresa detém o controle […]

Cobertura submissa e tendenciosa

REPRODUÇÃO ACRÍTICA Ivo Lucchesi (*) É sabido que à mídia compete um elenco de responsabilidades. Informar, esclarecer, criticar e apurar estão entre as mais destacadas obrigações. A depender, porém, do modo como a mídia vem atuando, a existência de um veículo com o perfil crítico do Observatório da Imprensa haverá de ser tanto eterna quanto […]

Paranóia e informação

MÍDIA & GUERRA A primeira-dama dos EUA, Laura Bush, acredita que alertas constantes na TV sobre o terrorismo “estão assustando as pessoas”. Os alertas de plantão de notícias levaram Laura a reiterar que “a mídia precisa ser muito, muito responsável” ? afirmação que traz embutida a própria crítica de irresponsabilidade da imprensa do país. Em […]

Alberto Dines

ACM SOB SUSPEITA “Jabuticabas no Senado”, copyright Jornal do Brasil, 15/02/03 “O presidente Lula continua acertando em matéria de comunicação. Em 1978-79, quando começou a fulminante carreira política, as platéias deliravam quando encerrava suas orações com a estrofe patriótica ?Liberdade, abre as asas sobre nós!? Quinta-feira, antes do discurso formal na inauguração do Conselho de […]

Cristiane Costa

A MODERNIZAÇÃO DA IMPRENSA “Por uma história da mídia no Brasil”, copyright Jornal do Brasil, 15/02/03 “À frente do núcleo de mídia do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (Cpdoc) da Fundação Getúlio Vargas, a socióloga Alzira Alves de Abreu tornou-se a principal autoridade sobre a história da imprensa no país. […]