Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 249

Muito além das manchetes

MÍDIA & SUBCULTURA Marcelo Salles (*) Além das manchetes, num olhar mais imediatista, têm-se apenas as matérias. Estas, em tese, deveriam explicar, detalhadamente, o que foi resumido na manchete. Com mais espaço, poderíamos imaginar, o jornalista seria capaz de desenvolver o tema de maneira a experimentá-lo além do factual, contextualizando-o dentro da realidade que o […]

Curso pioneiro no Sul

COMUNICAÇÃO DIGITAL A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo, na Grande Porto Alegre (RS), está lançando o primeiro curso de Comunicação Digital no Brasil. O estudante pode optar por Jornalismo, Editoração, Design e Negócios. Com duração de três anos, o curso diploma bacharéis em Comunicação Social com habilitação em Comunicação […]

Carla Rodrigues

INTERNET “A Internet ainda vai mudar mais sua vida”, copyright Comunique-se (http://nominimo.ibest.com.br), 3/11/03 “Se fosse apenas mais um livro para contar a história do desenvolvimento da rede mundial de computadores, ?A Galáxia da Internet? (Jorge Zahar Editor, 244 páginas, R$ 34,50) já seria extraordinário. Mas o que o cientista social espanhol Manuel Castells faz é […]

Para colunista, mídia exagera

IRAQUE Em artigo para o Los Angeles Times [28/10/03], Max Boot critica a postura da imprensa americana com relação à ocupação dos EUA no Iraque. Ele acredita que as mortes de soldados têm ganhado muita ênfase na mídia, dando a impressão de que os militares estariam passando por dificuldades sérias para manter o controle da […]

Um ilustre desconhecido para o jornalista

RELAÇÕES PÚBLICAS Boanerges Lopes (*) A consolidação das atividades de assessoria de imprensa e de comunicação no Brasil é inquestionável. Nos últimos cinco anos, 23 dos maiores grupos empresariais aumentaram em até 70% seus investimentos na área de comunicação, segundo a revista Exame. Os dados do Guia Exame 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar mostram […]

Da nota-veneno ao bom jornalismo – II

MÍDIA & GOVERNO Chico Bruno (*) Na semana passada abordei como positiva matéria da revista Veja assinada pelo repórter Policarpo Junior, sobre os bastidores da campanha presidencial de Lula, pela maneira como foram conduzidas as investigações jornalísticas. Reservei-me o direito de não especular em relação ao impacto que a matéria causaria sobre o restante da […]

André Silveira

CÓDIGO DE ÉTICA / TV “Auto-regulamentação não funciona”, copyright Meio e Mensagem, 3/11/03 “Um código de ética semelhante aos que as emissoras e as entidades do setor já têm e não cumprem, mas que deverá ser seguido por ter força de lei. Esta é a proposta do deputado federal Orlando Fantazzini (PT-SP), autor do projeto […]