Monday, 06 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 343

Eles preferem as loiras

Em artigo no Washington Post, Eugene Robinson [12/8/05] critica a diferença de tratamento que a TV americana dedica a casos de mulheres desaparecidas brancas e negras. Ele afirma que há uma verdadeira obsessão da mídia e do público pelos misteriosos desaparecimentos de jovens e fotogênicas mulheres brancas. Quando as desaparecidas são negras, entretanto, não se […]

Empresas em alta na imprensa

A consultoria de mídia americana Delahaye divulgou os resultados de uma pesquisa em que foi medida a reputação de companhias na imprensa dos EUA. O estudo foi feito com base na quantidade de matérias favoráveis às empresas. No topo da lista ficou a gigante de software Microsoft, seguida pela rede de varejo Wal-Mart. O grupo […]

Pega na mentira

Se as revistas semanais estão concorrendo num concurso de mentiras, gostaria de entregar o prêmio ‘Mentiras por Parágrafo’ a esta edição da revista Época (22/8).Uma informação falsa, por menor que seja, faz desconfiar de todo o resto das informações que a revista traz (menos a data). E o que li foi uma peça de ficção […]

Antonio Palocci desmoraliza a Veja

Depois de ouvir a prolongada entrevista do ministro Antonio Palocci (21/8), cada um pode escolher se continua acreditando, ou não, na acusação de Rogério Tadeu Buratti de que a concessionária da limpeza pública de Ribeirão Preto, a Leão & Leão, pagava sistematicamente uma propina mensal de 50 mil reais à administração Palocci, repassada por ele, […]

Em busca do homem de verdade

Ler as edições de jornais e revistas nos últimos tempos, particularmente nas últimas semanas, e desde que a última e atual crise política foi deflagrada, é um ato repleto de desprazer.Um certo sofrimento psíquico que sempre assaltou as redações, por muitas e diferentes razões, agora chega aos leitores sem nenhuma inibição. A realidade transformou-se num […]

Fox News não afeta eleições

A parcela de americanos que acredita que organizações de mídia são parciais em sua cobertura política subiu para 60% em 2005, de acordo com dados do Centro de Pesquisas Pew. Há 20 anos, este índice era de 45%. Segundo Alan B. Krueger, em artigo no New York Times [18/8/05], não são poucas as pessoas que […]

Debate sobre mídia semanal

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (Grupo de Pesquisas em Mídia Impressa) e o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP convidam para o debate sobre mídia semanal ‘Miséria e riqueza nas revistas semanais’, que ocorrerá no dia 30 de agosto, das 19h30 às 22h, e contará com a presença […]