Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 540

Agência Carta Maior

MÍDIA & OPINIÃOGilson Caroni FilhoO antigo silêncio dos influenciáveis‘Nada como folhear revistas e jornais antigos para constatarmos a eterna briga do jornalismo de mercado com fatos que incomodam seus interesses e os dos eternos aliados no campo político. No momento em que tucanos e demos voltam à ofensiva, através de uma CPI que vai bem […]

Cobertura da imprensa se aproxima do noticiário policial

A educação paulista voltou a ocupar espaço na mídia nacional. No período de 12 a 25 de maio, ganhou destaque a divulgação, feita pela Folha de S.Paulo (19/5), da distribuição, para alunos de 3ª série, de um material paradidático inadequado para a idade dos estudantes.Os desdobramentos foram amplamente repercutidos por outros veículos (Jornal da Tarde […]

Quem tem medo da internet?

A internet isola, aliena, leva à depressão, ao suicídio, enfim, a toda a espécie de eventos horríveis? Ou pelo contrário: a internet é um mundo fantástico de liberdades, de novas interações, novas amizades, onde todos se amam, (re)ligam-se e formam inúmeras comunidades? Certamente, sempre haverá mais questões do que respostas. Até mesmo os poucos estudos […]

Comunicação pública (ou não…)

Em todo o Brasil, o ano de 2009 tem se tornado uma arena de importantes definições no cenário da Comunicação Social, incluindo temas como a votação da obrigatoriedade do diploma em Jornalismo e a Conferência Nacional de Comunicação, prevista para os dias 1º a 3 de dezembro.Em Alagoas, os debates em torno dos temas nacionais […]

O Estado de S. Paulo

IMPRENSA SEM LEIMariângela Gallucci STJ isenta TV na 1ª decisão sem Lei de Imprensa‘Na primeira decisão depois do fim da Lei de Imprensa, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou um pedido de indenização por supostos danos morais e materiais. A corte decidiu ainda que os jornalistas e os veículos de comunicação podem divulgar informações […]

Paulo Machado

‘O maior desafio para um veículo de comunicação é conquistar e manter a credibilidade do público. São inúmeros fatores que a determinam. Um deles é a qualidade da informação jornalística da qual falamos em nossa coluna Erros e qualidade da informação jornalística, publicada dia 6 de março, na qual demos uma rápida pincelada sobre as […]

Veja

REDES SOCIAISCarolina Romanini Saiu primeiro na internet‘O Twitter, rede social de mensagens instantâneas que se tornou uma febre da internet, foi o estopim de um acalorado bate-boca no Parlamento alemão nos últimos dias. No sábado 23, os deputados reelegeram Horst Köhler, do Partido Democrata Cristão, o mesmo da chanceler Angela Merkel, para a Presidência do […]

Paz na sala de aula

Na reportagem ‘Profissão de risco’ (IstoÉ 2064), as jornalistas Adriana Prado e Maíra Magro traçam um quadro desalentador da educação pública brasileira, registrando um cenário em que os alunos não se interessam pelas aulas e não manifestam civilidade, chegando a agredir e torturar os mestres… Um horror!Num contexto desses – acredita-se –, a histórica pauta […]

Quem controla o controle remoto?

Muito se fala em web 2.0, em conteúdo produzido, consumido e customizado pelos próprios internautas, os consumidores ávidos de informação. Mas se todos podem produzir, publicar, criar redes de relacionamentos, averiguar o que querem consumir e o que é descartável, uma pergunta fica ao acaso: quem controla o controle remoto?Ao contrário do que muito se […]

Uma distração e uma encrenca diplomática

Resultou de uma distração a história econômica mais divertida do mês de maio. Foi o vazamento da conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, em Salvador, no dia 26, uma terça-feira. Os jornais destacaram, na edição de quarta, os impasses em torno da construção da refinaria Abreu […]

Confecom, muitas preocupações

Uma vez confirmada a realização da Conferência Nacional de Comunicação, a IHU On-Line está trazendo uma série de questões, a partir de entrevistas com pesquisadores e atores importantes da área, para alimentar o debate que pode servir de base para o início do evento. Conversamos, por telefone, com o professor Venício Lima, que, embora não […]

Comunique-se

FIM DA GZMMilton Coelho da GraçaUm ‘ferro’ maior que o da Manchete‘Até hoje (terça, 26/5), Luiz Fernando Levy, ex-dono da Gazeta Mercantil, terá de responder oficialmente se aceita ou não receber de volta o jornal, segundo comunicou ontem ao distinto público o sr. Nelson Tanure. Através de uma empresa denominada Companhia Brasileira de Mídia e […]

Ernesto Rodrigues

‘Raridades da gradeO imprevisível e irregular Móbile, em sua edição de 27 de maio, teve a felicidade de mostrar, na abertura, uma versão hilariante dos irmãos Paulo e Chico Caruso para o clássico de Frank Sinatra ‘One for my baby’, de Johnny Mercer e Harold Arlen, em uma suposta interpretação do presidente Lula. O quadro […]

‘Sou arrogante e hipócrita, mas um hipócrita honesto’

[do release da editora]O jornalista e escritor sul-matogrossense Petrus Evelyn, 21 anos, que vive no Piauí desde os dois anos de idade, está lançando seu primeiro livro pela internet, de forma totalmente gratuita. O livro, com o título de Nada Além, narra de história de Moço, um personagem sem nome, sem origem e sem feições, […]

Gazeta Mercantil deixa de circular e futuro é incerto

Leia abaixo os textos de segunda-feira selecionados para a seção Entre Aspas.   ************ O Estado de S. Paulo Segunda-feira, 1° de junho de 2009 FIM DA GZM Paulo Justus Futuro da ‘Gazeta Mercantil’’ segue sem definição ‘O futuro do jornal Gazeta Mercantil, fundado em 1920, segue indefinido. Na sexta-feira, circulou a última edição sob […]

Território livre para o interesse público

Frente à constante decadência de credibilidade dos mass media, à facilidade de acesso à Rede Mundial de Computadores e ao reduzido custo de manutenção, os blogs despontam como uma potente ferramenta para que os jornalistas-blogueiros cumpram a premissa básica de sua profissão: zelar pelo interesse público.Através de uma plataforma eletrônica pautada pela cidadania, os jornalistas-blogueiros, […]

A propaganda oficial e a voz do dono

A Folha de S. Paulo publicou no domingo (31/05) uma matéria muito interessante do repórter e colunista Fernando Rodrigues sobre os gastos da propaganda do governo Lula. O que a Folha vê como ponto negativo na política do atual governo este observador avalia ser a melhor novidade dos últimos anos no setor. A questão é […]