DEBATEMauricio Dias Os barões da mídia ‘Depois de muita hesitação, o presidente Lula abriu caminho para a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, marcada para dezembro. Entra em pauta, pela primeira vez no Brasil, a discussão sobre a imprensa, suas virtudes e vícios. Dois livros, lançados recentemente, ajudam na reflexão sobre o papel da […]
Edição: 547
Leia abaixo a seleção de segunda-feira para a seção Entre Aspas. ************ Folha de S. Paulo Segunda-feira, 20 de julho de 2009 TELEVISÃODaniel Castro Classificação indicativa faz Globo cortar nudez de novelas ‘Em ‘Celebridade’, no final de 2003, Juliana Paes mostrou os seios logo no primeiro capítulo. Depois, exibiu o bumbum. Na mesma […]
Uma cabeça só não seria suficiente para o jornalista contemporâneo ser capaz de acompanhar as atuais exigências da profissão. Antigamente, as demandas eram distintas, segmentadas em áreas exclusivas. Alguém só para analisar e propor pautas. Outra pessoa só para apurar informações. O repórter nas ruas. O redator que escrevia com base nas informações do repórter […]
Mais respeitado jornal do mundo, oNew York Times é hoje, também, o principal termômetro da crise que atinge gravemente a mídia impressa nos Estados Unidos. Todos os seus passos são monitorados no esforço de entender quais são as saídas – se é que existem – para a perda de leitores e a queda na receita […]
DEBATEMauricio Dias Os barões da mídia ‘Depois de muita hesitação, o presidente Lula abriu caminho para a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, marcada para dezembro. Entra em pauta, pela primeira vez no Brasil, a discussão sobre a imprensa, suas virtudes e vícios. Dois livros, lançados recentemente, ajudam na reflexão sobre o papel da […]
SÍMBOLOSPaulo Nassar O lugar da comunicação ‘Marc Augé, antropólogo francês, em seu livro ‘Não-lugares – Introdução a uma antropologia da supermodernidade’, traz um útil conceito àqueles que se dispõem a repensar as políticas e o planejamento e a operar as ações de comunicação com os empregados, mais conhecida pela geográfica expressão ‘comunicação interna’, que deveria […]
Leia abaixo a seleção de terça-feira para a seção Entre Aspas. ************ Folha de S. Paulo Terça-feira, 21 de julho de 2009 ESCÂNDALOFolha de S. Paulo Revista publica áudio de conversa com prostituta atribuída a Berlusconi ‘O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, viu ontem a novela do seu suposto envolvimento com prostitutas ganhar […]
Desafios! Essa palavra, no plural, parece nos cercar por todos os lados. Desafios na gestão, na educação, na comunicação. Talvez não estejamos compreendendo bem, de fato, quais são esses desafios. E estamos buscando respostas, soluções para perguntas das quais não entendemos o enunciado. O nosso tempo, aqui e agora, tem na incerteza a sua marca. […]
Falta de seriedade e má-fé não costumam dar bons resultados em profissão alguma. Em jornalismo, a união das duas ‘qualidades’ costuma ser fatal. Se, de um lado, agrada ao leitor militante, aquele para quem a informação serve apenas para reiterar sua visão de mundo biliosa, de outro, põe em xeque a existência da própria imprensa […]
SÍMBOLOSPaulo Nassar O lugar da comunicação ‘Marc Augé, antropólogo francês, em seu livro ‘Não-lugares – Introdução a uma antropologia da supermodernidade’, traz um útil conceito àqueles que se dispõem a repensar as políticas e o planejamento e a operar as ações de comunicação com os empregados, mais conhecida pela geográfica expressão ‘comunicação interna’, que deveria […]
FIM DA LINHABeto Almeida O fechamento de jornais e o jornalismo público ‘O fechamento dos jornais Tribuna da Imprensa e Gazeta Mercantil, além de agravar o problema do desemprego crônico de jornalistas, aumenta a também trágica concentração de informação na sociedade. A tragédia está em curso e não se escuta ainda uma proposta alternativa capaz […]
Na digitalização, vivencia-se a integração da mídia tradicional com outros setores, especialmente aqueles relacionados com as inovações trazidas pela digitalização. Entre os mais significativos está a internet. Depois de jornais, emissoras de TV e de rádio adentrarem o mundo virtual com portais para divulgação de conteúdo produzido, utilizando ainda blogs para dar maior visibilidade às […]
Frente à atual crise de identidade editorial que reduz drasticamente a vendagem de jornais, as redações, através de iniciativas ainda tímidas, instituem areengenharia de seus processos produtivos para elevar, novamente, a venda de exemplares. Os impressos, que ‘com raras exceções, são tediosos, chatos, sem profundidade, não acrescentam, não explicam’ (CARVALHO, Ruy Quadros de; RIGHITTI, Sabine), […]