Uma pesquisa recente da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) revela que no universo das 500 maiores empresas atuantes no Brasil, as de origem brasileira são as que mais trabalham de forma organizada as suas histórias. Entre essas empresas nacionais se destacam Odebrecht, Petrobras, Votorantim, Natura, Embraer, TAM e Gol. Todas possuem estruturas e profissionais […]
Edição: 630
O que o cachorro mais velho dos Estados Unidos tem em comum com o homem mais rico do Estado de Dakota do Sul?Ambos estão tirando o sono do editor chefe do mais novo jornal americano, The Daily, o rebento de Rupert Murdoch produzido especialmente para o iPad e lançado como fanfarra relativamente ofuscada pela crise […]
Normalmente temos certo desprezo ao papel do rádio na história e divulgação de sua importância em todos os setores da vida moderna. É cada vez mais premente a necessidade de abrir espaços para valorizar a história do rádio e resgatar histórias do mundo do rádio criando oportunidades de mostrar o que se passa nesse meio, […]
Como financiar a informação ambiental que o público precisa mas não está disposto a buscar nem pagar por ela? E para quem quer e sabe onde buscar, a informação ambiental está disponível de verdade? E para quem recebe sem buscar, a informação ambiental tem sido de qualidade? Afinal, informação ambiental para que, e por quê? […]
A ideia de que o jornalismo praticado na televisão pode fugir do formato convencional para se transformar em uma arma de provocação e confronto tem vários pais, mas creio que ninguém fez isso de forma tão consistente e estruturada quanto Michael Moore.Inicialmente no documentário Roger and Me (1989), depois nos programas TV Nation (1994-95) e […]
Iniciado em outubro de 2009, o governo brasileiro por meio do Ministério da Justiça, lançou uma consulta pública para discutir a regulamentação da internet no país. Segundo a assessoria da Secretaria de Assuntos Legislativos, setor responsável por coordenar a consulta, o objetivo era regulamentar os direitos dos que usam a internet. Ao término das suas […]
Num momento em que o país declara guerra contra a pedofilia, o que se pode notar mais uma vez, e que é observado por todos, é que novamente a justiça dá uma brecha na lei. Se, em todo o Brasil, programas de TV e uma grandiosa campanha pedem que haja denúncias contra os abusos sexuais, […]
Todos que se interessam pela relação da imprensa com a sociedade deviam atentar para a questão que reportei na edição anterior, sob o título ‘
Como as empresas estão comunicando a sustentabilidade no mundo? E, principalmente, o que e de que modo vão comunicar o tema nos próximos anos? Para responder a essas duas perguntas, Ideia Sustentável – usando a sua metodologia OTS (Observatório de Tendências em Sustentabilidade) – mapeou e identificou – a partir da análise de dados gerados […]
Nos últimos três anos, desde 2008, a Rede Globo veicula a vinheta ‘Samba da Globalização’, que apresenta os novos programas de cada temporada da emissora durante os intervalos comerciais. A canção, composta por Hélio de La Peña, Arlindo Cruz, Mú Chebabi, Franco Lattari e Rita de Cássia, ganha novas versões a cada ano, de acordo […]