Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 658

É cedo para saber se Princípios Editorias são para valer

O primeiro sinal de que eram para valer os Princípios Editoriais das Organizações Globo, divulgados há três semanas por Fátima Bernardes e William Bonner no Jornal Nacional, foi dado pelos mesmos, três dias depois. Em chamada do JN, à tarde, ela anunciou, entre os atingidos por uma operação da Polícia Federal, alguém que não havia […]

Atentado à dignidade humana

“Um crime contra a humanidade!”(Álvaro Colom, presidente da Guatemala) Colho num canto de página de jornal, um desses espaços reservados para o despejo de calhaus, como se diz no jargão jornalístico, informação estarrecedora. Apoquenta-me bastante a forma indesculpavelmente “discreta” adotada pela mídia para divulgá-la. Os feitos narrados tiveram impactos extremamente perversos na vida de inocentes […]

O mito do gaúcho

O filósofo brasileiro e doutor em Educação pela PUC-SP Mário Sérgio Cortella costuma dizer, quando alguém lhe pergunta “Você sabe com quem está falando?”, o seguinte: com o vice-treco do subtroço. Arrancando aplausos e risos de suas plateias, ele demonstra, de forma bem-humorada, o quanto somos insignificantes perante a complexidade da vida na Terra e […]

Crítica sem sal e sem açúcar

Enquanto os segundos cadernos ficam cada vez mais iguais, e nas revistas semanais o espaço cultural encolhe dia a dia, O Globo segue a trilha do Estadão e da Folha de S.Paulo e anuncia o suplemento “Ela Gourmet” – com a diferença de ser mensal, não semanal. O que acontece neste país onde de repente […]

Publicação, importante etapa da ciência

No Brasil, os periódicos são publicados por sociedades, e não por publishers; por isso, a maioria é gerenciada de modo amador e com poucos recursos A produção mundial de ciências tem crescido intensamente, principalmente em países emergentes. Estima-se que haja mais de 100 mil periódicos científicos no mundo. Tanto em taxa de crescimento quanto em […]

Prêmio Sebrae de Jornalismo com inscrições abertas

O 4° Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas. Poderão concorrer até cinco matérias por jornalista, que deve estar devidamente registrado no Ministério do Trabalho ou na Delegacia Regional do Trabalho. Reportagens veiculadas na imprensa nacional relativas a micro e pequenas empresas no Brasil poderão concorrer nas categorias de mídia impressa (jornais e revistas), […]

Tempo breve

Foi uma semana de valorizar a vida. A vivida e a por viver. De entender melhor a força da paixão que move os colegas da profissão que escolhi. Companheiros de viagem. Tem sido um tempo de intensas emoções, daquelas que sacodem, inquietam, inspiram. Separar o principal no mar dos fatos é uma das funções dos […]

Quando até o desemprego é psicológico

“O mundo é perfeito, o problema está com você.” Eis uma ideia obviamente fora de lógica e nem por isso ausente no discurso lucrativo da autoajuda corporativa: livros, vídeos, palestras, programas de rádio e afins. Na mídia, como não podia deixar de ser, existem dezenas de gurus empresariais prontos para louvar as maravilhas do mercado […]

Comunicação dá eficiência à política monetária do BC

A comunicação é quesito fundamental para a eficiência da política monetária dos bancos centrais que nem sempre, ou raramente, são portadores de boas notícias para a sociedade em geral e para os consumidores em particular. Sinal claro dessa premissa foi emitido há alguns meses pelo Federal Reserve (Fed), o banco central americano, que tomou a […]

Mídia dos EUA tenta equilibrar a cobertura

Diante dos 10 anos dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, a mídia – em todo o mundo, mas especialmente a americana – tem decisões difíceis a tomar. Aniversários de eventos marcantes são sempre grandes ocasiões midiáticas, com edições especiais e grande potencial para venda de espaço publicitário. Mas documentar a primeira década […]