Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 664

Debates influenciam cobertura midiática, revela estudo

Debates de candidatos à presidência têm um impacto significativo não apenas nos sentimentos dos eleitores, como também na mídia, concluiu um estudo do Project for Excellence in Journalism, instituto de pesquisa em jornalismo do Pew Research Center, nos EUA. O estudo usou software e avaliação humana para examinar o tom das notícias e de artigos […]

Imprensa livre?

A imprensa é livre no Brasil, certo ou errado? Nossa Carta Magna diz que sim, somos livres para expressar nossas idéias. Mas na Assembléia Geral da SIP, em Lima, fomos surpreendidos com a informação de que só neste ano houve 23 violações desta liberdade, sendo que seis delas foram sentenças judiciais impondo censura prévia a […]

Uma análise do cenário da virada do século 20 para o 21

[do release da editora] Os pontos de vista de grandes nomes da Educação e do mundo do trabalho, como Gaudêncio Frigotto, Pablo Gentili, Antonio Nóvoa, Jurjo Santomé, Hésio Cordeiro, Ricardo Antunes, Juana Sancho, Nilda Alves, Sonia Kramer, Célia Linhares, Peter Mc Laren, Dominique Colinvaux e Miguel Arroyo, entre tantos outros que por dois anos povoaram […]

Como fazer um e-book

O livro digital (e-book) é um formato de livro que se tornou muito interessante tanto para os leitores quanto para os escritores. Embora ainda não seja a forma mais popular de leitura, vem crescendo em proporções assustadoras. Publicar um livro para que possa ser lido nos tablets (iPad, GalaxyTab, Sony etc.) e nos leitores digitais […]

“O gigante não está mais adormecido”

A empresa escocesa Johnnie Walker, conhecida mundialmente pelo seu uísque, elaborou uma série de propagandas intitulada “Os Gigantes” e divulgou-a na mídia brasileira. Inicialmente, apresentou duas propagandas que mostravam dois atletas – um africano e outro belga – que buscaram os seus sonhos e conseguiam forças para vencer. Por último, a empresa lançou uma propaganda […]

Mídia, regulação e democracia

Há temas malditos na mídia. Um dos mais, a regulação da mídia. Ou a democratização da mídia. Há uma óbvia interdição do debate. Seja pelo silêncio, que fala muito, seja pelo estardalhaço, quando os grandes meios sentem ameaças rondando seus privilégios. A qualquer movimento da sociedade, que pretenda circunscrevê-los ao Estado de Direito, submetê-los às […]

Canal iraniano acusa Ofcom de parcialidade política

O canal iraniano em língua inglesa Press TV acusa o Ofcom, órgão que regula o setor de telecomunicações no Reino Unido, de se curvar às demandas da família real britânica para revogar sua licença de funcionamento. Em declaração divulgada em seu site no fim da semana passada, o canal afirma que oficiais do órgão regulatório […]

Suzana Singer

“‘Informes publicitários’ que cobrem a Primeira Página e simulam ser a capa irritam os leitores Desde que o ex-presidente José Sarney deixou de ser colunista, só um ponto consegue a proeza de irritar leitores de ‘esquerda’, de ‘direita’, corintianos, palmeirenses, jovens e mais velhos: os anúncios que cobrem a Primeira Página. Na última semana, os […]

Dançou porque mexeu com gente rica

Qual é o problema com a suposta piada de Rafinha Bastos? Ele antes já exibira todas as cores de seu mau gosto e nada acontecera. Todos conhecem a pérola, não? O apresentador aproveitou-se de uma bola levantada pelo chefe da cena do programa Custe o que Custar (CQC), Marcelo Tas, sobre a gravidez da cantora […]

As tendências que irão moldar a notícia

[do release da editora] Será que a mídia impressa e televisiva perderá lugar para o conteúdo digital? Como será o futuro dos jornais e da TV frente às novidades tecnológicas? Tais perguntas são pertinentes e fazem todo o sentido quando se pensa em revolução midiática. No cenário atual, ao qual dispomos de diversas ferramentas imediatistas […]

A internet vai acabar com o papel, não com o jornalismo

As discussões acerca desse tema parecem ser incessantes e cada vez mais ardilosas. As preocupações exacerbadas quanto à continuidade do jornal impresso são tão descabidas atualmente quanto 15 anos atrás. E se o jornalismo impresso acabar? A questão fundamental deve ser trabalhada sob outra ótica: enquanto o número de jornais em circulação diminui a cada […]

“Democratização”, não controle

O PT já percebeu que pega mal falar de “controle social da mídia”. Agora, o que reivindicam os petistas é a “democratização dos meios de comunicação”. Claro, o termo “controle” tem uma desagradável conotação autoritária. É melhor defender a mesma ideia usando uma expressão mais simpática, sedutora. Afinal, não se pode ser contra a “democratização”, […]

Wired lança e-book especial sobre Steve Jobs

Enquanto biografias sobre Steve Jobs são preparadas às pressas e revistas tiveram que refazer suas edições em papel para inserir matérias especiais sobre a morte do fundador da Apple, no início do mês (5/10), a Wired optou por uma solução “mais simples”: lançar um e-book. Na semana passada, Steve Jobs, Revolutionary (Steve Jobs, Revolucionário, tradução […]

Paulo Rogério

“‘Tudo que se diz atinge um alvo às vezes inesperado, não previsto’. Nelson Rodrigues, escritor e dramaturgo O jornal investiu nas duas últimas semanas em um estilo que ganha força no O POVO: as matérias inclusivas. Nelas o repórter sai do posto de observador para virar personagem da história que irá contar ao leitor. Foi […]

Suzana Singer

“‘Informes publicitários’ que cobrem a Primeira Página e simulam ser a capa irritam os leitores Desde que o ex-presidente José Sarney deixou de ser colunista, só um ponto consegue a proeza de irritar leitores de ‘esquerda’, de ‘direita’, corintianos, palmeirenses, jovens e mais velhos: os anúncios que cobrem a Primeira Página. Na última semana, os […]

O pião do PIG

Sem ir às últimas consequências, o combate à corrupção não passa de besteirinha inofensiva para o sistema. Como um pião, gira, gira, gira e não sai do lugar. Direciona-se contra o efeito, impossível de extirpar-se enquanto subsistir a causa: o capitalismo. Quanto muito, levará à adoção de medidas paliativas e ao ostracismo temporário de alguns […]

Do discurso aos fatos

A criação de um “marco regulatório” dos meios de comunicação, um eufemismo petista para o controle da imprensa, é uma pauta cada vez mais impositiva entre as lideranças do PT. Apesar do discurso diversionista, infelizmente esta é a realidade dos fatos. Esta ideia fixa de submeter os veículos de comunicação, e consequentemente a imprensa, ao […]