Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 665

Google entra na lista dos interessados pela Yahoo

A Google Inc. falou com pelo menos duas empresas de private equity para discutir a possibilidade de elas a ajudarem a financiar uma proposta de compra do principal negócio da Yahoo Inc., de acordo com uma pessoa próxima às negociações. A Google e seus potenciais parceiros já tiveram discussões iniciais, mas ainda não elaboraram conjuntamente […]

Cobertura internacional cresce, mas ainda está defasada

A cobertura de assuntos internacionais tem aumentado no Brasil. Embora seja um tipo de reportagem caro, muitas empresas de comunicação que não tinham tradição em cobertura de assuntos internacionais têm enviado correspondentes a diversas partes do mundo. A conclusão é do jornalista Samy Adghirni, da Folha de S.Paulo, que notou maior presença da imprensa brasileira […]

Paulo Rogério

“O jornalismo não age, ele levanta a questão.’ – Ciro Marcondes Filho, sociólogo e jornalista Uma das normas básicas do jornalismo é simples: deve retratar a verdade. Fora disso é ficção, conto da carochinha. Na última quinta-feira, O POVO quebrou essa regra ao publicar na seção ‘Confronto das Ideias’ (Política, página 27) as opiniões dos […]

O romance brasileiro na era do marketing

A nota, discreta, saiu no Diário Oficial da União: desde o último dia 13/10, uma produtora paulistana está autorizada a captar recursos, via Lei Rouanet, para financiar viagens cujo objetivo é inspirar um grupo de autores a escrever romances. Em tempos não muito distantes, recorrer ao Ministério da Cultura para financiar um projeto que parecia […]

Escravos da tecnologia

Não, não vou falar das fábricas que atraem trabalhadores honestos e os tratam de forma desumana. Cada vez que um produto informa, orgulhoso, que foi desenhado na Califórnia e fabricado na China, sinto um arrepio na espinha. Conheço e amo essas duas partes do mundo. Também conheço a capacidade de a tecnologia eliminar empregos. Parece […]

Objetividade: verdade ou mito?

O conceito de objetividade jornalística é descrito por muitos autores como sendo a prática de um jornalismo isento de opinião, ou seja,a notícia seria o reflexo e a imitação da realidade. No entanto, muito se discute sobre a subjetividade no jornalismo, uma vez que as notícias passam por diversos filtros, começando pela própria observação e […]

McDonald’s cria canal de TV próprio

A rede de fast food McDonald’s lançará, em breve, o McDonald’s Channel, canal de TV com conteúdo exclusivo, como notícias locais, de música, dicas de filmes e de programas televisivos, para ser assistido em suas lanchonetes. Inicialmente, o projeto será voltado às comunidades próximas a 800 lojas do McDonald’s na Califórnia. A iniciativa faz parte […]

Os irmãos milionários e a falta de contexto

Os irmãos Charles e David Koch são proprietários de um conglomerado multinacional que faz desde papel higiênico a tapetes – e é tido como o segundo maior grupo privado do mundo. Milionários, eles também têm investimentos em petróleo, compraram recentemente fábricas de etanol e empregam milhares de pessoas em todo o mundo. Os dois ocupam […]

As patrulhas virtuais

Na antiga União Soviética, a arrogância, o burocratismo com ares monárquicos e absolutistas chegou a um ponto tal que passou a se achar normal definir como deveria ser a arte, assim como mudar nome de cidades para homenagear líderes revolucionários, erguer estátuas imponentes de membros do governo e, claro, impedir qualquer manifestação contrária ao governo […]

Assinatura digital garante lucro ao NYT

A New York Times Co., que edita o New York Times, anunciou os resultados para o terceiro trimestre do ano, com destaque para um lucro de US$ 15,7 milhões -ante perda de US$ 4,3 milhões no mesmo período de 2010. O resultado foi obtido apesar de uma queda de 8,8% na publicidade total. Em contraposição, […]

Um milhão de motivos para a censura

No mês passado, a Administração Estatal de Rádio, Filme e TV da China, órgão que regula as emissoras chinesas, proibiu o Super Girl, programa de calouros popular no país, de ir ao ar na próxima temporada, porque ele teria ultrapassado por diversas vezes o espaço de 90 minutos da grade horária estabelecida pelo governo. No […]

Mudança estratégica reduz cobertura local no impresso

Richard Aurelio é um dos leitores que lamentam a diminuição da cobertura de notícias locais peloNew York Times, comenta, em sua coluna [22/10/11], o ombudsman do jornal, Arthur S. Brisbane. “A seção metropolitana era leitura essencial. Agora, está integrada às notícias principais e parece que oNew York Times é cada vez mais um jornal nacional”, […]

Um campo minado de pântanos e cadáveres

Em maio de 2010, neste Observatório, publiquei artigo “Os cúmplices do silêncio“, dando conta da repercussão negativa, em jornais portugueses e espanhóis, da postura do STF de não permitir revisões à Lei da Anistia. Agora, a recente entrevista do Cabo Anselmo ao Roda Viva (17/10) dá dimensão exata ao problema histórico a ser enfrentado pela […]

Custo da banda larga barra inovação no país

A adoção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) é uma realidade para grande parte das companhias brasileiras. A aplicação desses recursos no desenvolvimento de inovações para os negócios, no entanto, ainda é modesta, especialmente entre as pequenas e médias empresas (PMEs). Os fatores que explicam esse contexto são claros: o custo e a qualidade […]

Responsabilidade do jornalismo

O jornalista é muito mais responsável pela sociedade em que atua do que se imagina. Em um país como o Brasil, em que existe um jornalismo político, por exemplo, é possível notar as razões de uma população tão alienada de seus direitos e deveres. A política do poder reina nestas terras desde o tempo da […]