É dura a vida das startups de jornalismo digital ao redor do mundo. De acordo com o relatório “Chasing sustainability on the net“, fruto da análise de 69 cases na Europa, Japão e Estados Unidos, os modelos comerciais dessas empresas são variados, mas não oferecem muitas garantias. Entre eles estão: publicidade, venda de conteúdo, marketing […]
Edição: 730
O jornalismo é fato da realidade. A literatura, da realidade somada à ficção. O jornalismo literário, logo, é uma miscelânea de ambos. Cumpre a missão de informar, preservando a essência jornalística, porém com ganho em vocabulário, estrutura narrativa e aprofundamento de conteúdo. Esse trinômio alicerça e ornamenta o texto que é levado ao leitor. E […]
Foram necessários apenas 17 dias na direção-geral da TV Globo para Carlos Henrique Schroder anunciar os primeiros passos de sua gestão. Na manhã de ontem [quinta-feira, 17/1], o novo diretor-geral da rede iniciou uma série de mudanças nas centrais organizacionais da emissora. As maiores novidades são a chegada do publicitário Sérgio Valente, 48, à empresa […]
É difícil dizer o que mais impressiona: se a grande imprensa ter perdido a importância que detinha até os anos 1990 – quando ainda tinha relativa influência no cenário político –, ou a desfaçatez com que seus jornalistas, amadurecidos no tapa na arte de reescrever a história, sonegam dados e fatos. Rei dos instrumentos, por […]
Entre 5 de junho de 1983 e 10 de maio de 1999, a TV Manchete atraiu a atenção dos brasileiros com um slogan simpático – “Você em primeiro lugar” – e uma boa grade de programas jornalísticos, esportivos e de entretenimento. Em 16 anos, produziu e lançou novelas como “Dona Beija” (1986), “Pantanal” (1990) e […]
Journalists and editors in Asia and Africa see an exciting future while their colleagues in Europe, Canada, and the USA, and to a lesser extent in Latin America, believe that science journalism is under threat. This contrasting perception of the future of science journalism is the main conclusion of a survey of close to […]