Thursday, 02 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 730

  Ummarco para trás e uma montanha pela frente

Em 2012, aconteceu algo notável no NYTimes. Foi o ano em que a receita da circulação – o dinheiro arrecadado das pessoas que compram o jornal ou pagam pelo acesso à sua edição digital – superou a receita da publicidade. Essa é uma situação inusitada para a economia da indústria jornalística. Por muitas décadas, a […]

Semeai livros à mão cheia

No ano passado, várias comemorações na agenda, entre elas, centenários de Jorge Amado e Nelson Rodrigues e os 130 anos de nascimento de Monteiro Lobato. É na carona deste aniversário que se garimpa trechinho de uma pouco conhecida carta do escritor paulista. Entusiasmado com a universidade norte-americana, em 1927, ele escreve ao amigo Alarico Silveira: […]

A internet não é “terra sem lei”

Divulgar informações, comentar uma foto, conversar pelo bate-papo, encontrar amigos com quem não falava há muito tempo ou até mesmo conhecer novas pessoas. Não é necessário ter uma bola de cristal nas mãos para perceber a onda de transformações que a sociedade atual vem passando nas últimas décadas, especialmente após o boom da internet, cada […]

Esses “jornais de oposição”…

A Folha de S.Paulo é “a vanguarda entre os veículos da imprensa empenhados em isolar o governo da opinião pública”. Num país em que a oposição não tem peito nem engenho para fazer oposição, as redações jornalísticas se encarregam de jogar as autoridades no descrédito. É assim, ao menos, que pensam os entusiastas do governo […]

Uma visão “elitista” do caso Belas Artes

Quando vemos um jornalismo que está descolado da cidade, mas pode surfar na falta de informação e organização da população e confundi-la, podemos nos indignar. Creio na boa intenção do colunista ao defender investimentos na periferia: mas olhando de perto, é calar a sociedade e cair no vácuo do “um dia” (ver aqui). Algo que […]

Boas novas e cautela

A Folha de S. Paulo traz, na edição de terça-feira (22/1), reportagem informando que a participação dos jornais brasileiros na receita da publicidade online quase dobrou entre janeiro e outubro de 2012. A fatia de 7,9% do bolo publicitário digital, registrada há um ano, cresceu para 12,7%, passando do volume mensal de R$ 8 milhões […]