Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 740

Jornal internacional fecha parceria com publicação japonesa

  A partir de outubro, o International New York Times (novo nome do International Herald Tribune) será distribuído, no Japão, de segunda a sábado, junto com o jornal The Japan Times. A iniciativa é resultado de uma parceria que cria uma edição impressa combinada, dividida em duas seções (uma para cada jornal), chamada de The […]

Aiding the Enemy Isn’t Journalism

  Pfc. Bradley Manning is charged with espionage. Why not Julian Assange? It looks as if Pfc. Bradley Manning and Julian Assange will go down in history as outliers, not trend setters. There have been no copycat leaks of massive quantities of diplomatic and intelligence documents, despite how easy the Internet makes it to leak […]

A Top Agency Expands Its Social Footprint

  ONE of the largest agencies on Madison Avenue, McCann Erickson New York, is ramping up its efforts in social media to reflect the rapidly growing interest among marketers in reaching consumers through platforms like Facebook, Pinterest, Tumblr, Twitter and blogs. A division of McCann Erickson New York that specializes in social media, which was […]

O bê-a-bá dos códigos

No final de 2012, em uma atividade anual que reúne pais, filhos e professores na escola primária St. Saviours, no centro de Londres, o tradicional cantinho de contação de histórias – no qual os alunos ouviam contos de monstros, fadas e bruxas – se voltou para algo completamente diferente: a programação e aprendizado de código […]

Estudo aponta redações menores e tendência de cobrança online

Quase um terço dos americanos abandonaram alguma fonte de notícias no ano passado por considerar que sua qualidade havia caído. O dado é do estudo O Estado da Mídia (The State of the News Media), do Projeto em Excelência em Jornalismo do Centro de Pesquisa Pew. A deterioração da situação financeira das organizações de notícias […]

Golpistas de araque

Zé Dirceu e Rui Falcão não devem ter notado, mas a mesma pesquisa do Ibope que deu 76% de aprovação à presidente Dilma revelou que 38% dos entrevistados acham o noticiário da mídia favorável ao governo, 34% consideram neutro, e só 11% avaliam como negativo. Que imprensa golpista de araque é essa que trata tão […]

O caminho tortuoso do novo jornalismo

Lo que pretendía ser una feroz invectiva suena hoy a notable definición del nuevo periodismo: “[Es] un estilo bastardo que juega a dos bandas, explota la autoridad fáctica del periodismo y crea atmósferas propias de la narrativa”. Lo escribió en 1965 Dwight Macdonald en Paraperiodismo, o Tom Wolfe y su máquina de escribir mágica, artículo publicado en […]

Novidades não passam de “mais do mesmo”

A Globo até que tentou instigar o telespectador com o seu mantra da vez: o “vem aí”. Mas o jogral com seu elenco para apresentar novas atrações do ano, na semana passada, mostrou que o “viria aí” na verdade já veio. O Jornal Nacional da noite da quinta-feira (28/3) convidou o público para conhecer “os […]

Linha de comando

A forma como interagimos com máquinas tem mudado rapidamente. Temos celulares que entendem comandos de voz, televisores que leem gestos e reconhecem rostos. Os eletrônicos começam a antecipar a necessidade das pessoas, oferecendo respostas antes que sejam feitas as perguntas. A cada lançamento, ficamos mais acostumados com a interface de linguagem natural, em que nos […]

O marketing invade o jornalismo, e nada é o que parece ser

Outro dia, na revista Slate, Matthew Yglesias dizia que os consumidores de jornalismo estão gozando de “anos dourados”. Bem, de certa forma – precisamente da mesma maneira que os saqueadores gozam de um padrão de vida melhorado. O problema é que só continua melhorado até esvaziar o estoque. A nova indústria passou de uma situação […]

‘NYT’ adia lançamento de sua edição brasileira

O New York Times adiou para “pelo menos 2014” o lançamento de seu site em português, voltado ao Brasil, informou ontem a NYT Co. Com o endereço br.nytimes.com, ele estava sendo preparado para entrar no ar no final deste ano. Era o segundo projeto de site em língua estrangeira do jornal, depois do chinês – […]

Os direitos humanos em mãos impróprias

Contra tudo e (quase) todos, o deputado Feliciano e seu Partido Social Cristão se aferram ao cargo mais alto a que chegaram, a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. A situação é insustentável para o país, porém conveniente a ele e ao partido, até porque dificilmente obterão, um dia, outro posto dessa envergadura […]

O anão do Gugu e outras histórias

No intervalo de uma semana, estive em quatro eventos de promoção de novas atrações da televisão brasileira. Fui ao lançamento do canal Arte 1, da Band, e assisti à apresentação da nova grade de três emissoras, Cultura, Record e Globo. Nos encontros, destinados a jornalistas, clientes e publicitários, um mesmo termo foi repetido à exaustão […]

Zuckerberg, do Facebook, entra para a arena política

Mark Zuckerberg está adicionando um novo título à sua lista: organizador político. O diretor-presidente do Facebook Inc., de 28 anos, está no processo de fundar um grupo de defesa de temas políticos formado por grandes líderes do setor de tecnologia que faria pressão por reformas legislativas em nível federal sobre questões que vão desde a […]

Regulação pode atrapalhar planos de Rupert Murdoch

Nos últimos meses, o magnata da mídia Rupert Murdoch vem fortalecendo os esforços de lobby da News Corporation em Washington para pedir a reguladores que revisem as regras de propriedade de mídia que impediriam o grupo de comprar o Los Angeles Times e outros jornais em mercados nos quais ele já tenha emissoras de TV. […]

Credibilidade mantém jornais cruciais para publicidade

Em um mundo cada vez mais digital, o jornal impresso continua interessante e crucial para o mercado publicitário. Segundo especialistas, credibilidade e público selecionado são fatores que fazem com que o meio continue relevante. Dados do Projeto Inter-Meios, coordenado pelo grupo Meio & Mensagem (M&M) em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC), mostram que o investimento […]

O poder à vista

O impasse decorrente da presença do deputado-pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos e de Minorias não é um caso político qualquer. Tanto expõe uma situação atual até aqui mal observada, como indica uma situação futura bastante problemática no Congresso, em particular na Câmara. O caso em torno do pastor Marco Feliciano […]

Conexões

Não é todo dia que um programa de TV voltado ao debate, ao comentário e realizado a pelo menos quatro mãos chega aos vinte anos, como é o caso do Manhattan Connection. Dizem os entendidos que a televisão é um veiculo poderoso, mas sem a densidade da escrita, que permite não só as entrelinhas, mas […]