Frequento sebos há meio século. Conheço os principais do Brasil e alguns das Américas e Europa. Com o tempo aprendi a procurar mais do que livros velhos para ler ou colecionar. Os livros me servem de pistas para reconstituir parte da vida dos seus donos e da história em que eles atuaram. Os rastros podem […]
Edição: 765
Nos últimos meses, a grande imprensa brasileira, amparada em sua já conhecida, velha e carcomida ideologia conservadora, desencadeou uma agressiva campanha visando a domesticar a onda de protestos sociais que eclodem de norte a sul do país. A tática utilizada é tão antiga quanto seu conservadorismo: dividir para conquistar. Em sua linha discursiva, o oligopólio […]
O último episódio de “Breaking bad” foi brilhante. O penúltimo também. A temporada toda, aliás. Mas não preciso falar sobre “Breaking bad”, o resto da internet já está fazendo isso. Hoje o tema da coluna é “The newsroom”. Acabo de assistir ao último episódio da segunda temporada pela segunda vez. Fiquei tão empolgado que resolvi […]
Um longo processo de percepção de Bernardo Carvalho, 53, virou urgência em seu novo romance, “Reprodução” (Companhia das Letras). Aos 20 anos de carreira, o autor que se firmou entre os grandes ficcionistas do país com obras como “Nove Noites” (2002) e “O Filho da Mãe” (2009) escreveu aquele que considera seu título mais político, […]
O que teriam em comum Avril Lavigne, Eike Batista, Jon Hamm e Neymar? Segundo a empresa de soluções de segurança McAfee, pertencente à Intel, eles estão entre as celebridades consideradas as mais “perigosas” da internet – em outras palavras, é relativamente alta a probabilidade de, ao clicar num link com seus nomes, o usuário chegar […]
Era uma vez um tempo em que fazer marketing político não tinha relação alguma com dinheiro, mas sim com idealismo. Falar isso hoje parece mentira, mas ele existiu, foi de verdade. A gente trabalhava para vender a nossa “verdade”, por amor à causa, por acreditar num ideal, e não em troca de uma boa remuneração. […]
Quando o cara que arruinou a internet com anúncios de banners diz que um novo tipo de publicidade poderá destruir o jornalismo, tende a chamar a atenção. Isso não é inteiramente justo. Joe McCambley, o fundador da Wonderfactory, uma empresa que faz projetos digitais, ajudou a construir o primeiro anúncio de banner em 1994. Era […]