Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 782

A mídia na era pós-internet

Claudio Júlio Tognolli é jornalista, professor universitário e pesquisador, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalhou como repórter em jornais e revistas, com atuação no jornalismo investigativo. É autor de diversos livros, dentre os quais a biografia do cantor Lobão, em parceria […]

A corrupção está no ar

A privatização dos recursos públicos e comuns a todos os cidadãos é uma proposta sempre presente em programas políticos de direita. A alegação é de que um gerente que precise obter lucro em suas operações naturalmente vai manejar os recursos de toda a sociedade da forma mas eficiente. A suposta eficiência inerente ao processo de […]

O ‘reality show’ como validador social

Antes de qualquer coisa, é importante enfatizar que todas as pessoas precisam de um período de descanso para que possam responder de forma adequada em um momento de preparação para o futuro, como em uma faculdade ou no competitivo ambiente de trabalho. O entretenimento oferecido pela televisão supostamente nos oferece esse descanso ou relaxamento. Em […]

Censura à internet aumenta crise na Turquia

À medida que se aproximam as eleições municipais de março, a crise institucional se agrava na Turquia, e o premier Recep Tayyip Erdogan amplia as medidas autoritárias para se manter à tona, mas põe em risco a democracia e a credibilidade que o país conquistou na última década. Erdogan, que levou o partido islâmico AKP […]

Corte americana derruba norma da FCC

A neutralidade da rede, norma que garante o tráfego igualitário de conteúdos na internet, está sob ameaça nos EUA. O Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia decidiu nesta terça-feira que a regra, definida pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), é inválida. A decisão se refere a um processo movido pela […]

Quando os negros querem entrar em ‘lugares de brancos’

No livro Vida para consumo, o sociólogo Zygmunt Bauman compara o consumismo dos dias hodiernos a uma festa onde todos são convidados, mas poucos podem efetivamente entrar. Nesse sentido, em países capitalistas periféricos como o Brasil, praticamente toda a população está exposta aos mecanismos persuasivos da publicidade, mas somente uma minoria privilegiada tem acesso a […]

Por que os generais não imitam a Rede Globo

Passaram-se 49 anos, quase meio século, para o Brasil ver o inesperado, o impensável. Não uma, mas duas vezes. No curto intervalo de 75 dias, o País que hostiliza a memória teve de se voltar para o passado e resgatar personagens e verdades históricas, revolvendo fatos e circunstâncias que uniram durante muito tempo duas forças […]

Casa conectada é a mais nova aposta do Google

O Google tenta expandir além dos computadores e dos celulares para a sala de estar, os carros e o próprio corpo humano. Nesta semana, a empresa deu mais um passo para entrar na casa das pessoas, com a conclusão de um acordo pelo qual pagará US$ 3,2 bilhões pela Nest Labs, que fabrica aparelhos conectados […]

‘Efeito Snowden’ ajuda serviços mais privados

“Você está preocupado com sua privacidade, roubo de identidade, espionagem corporativa ou se alguém está escutando suas ligações confidenciais?” O questionamento, usado na apresentação do celular Blackphone, é pura retórica. É inevitável responder “sim”. Em tempos pós-Snowden, privacidade é a palavra da vez e motivo de preocupação de usuários na internet, onde softwares e serviços […]

‘BBB’, o ‘guerreiro imortal’

Como o guerreiro escocês do filme “Highlander”, o “Big Brother Brasil” parece imortal. Ao estrear a sua 14ª edição, o reality show da Globo mais uma vez mostra poderes extraordinários junto ao mercado publicitário e ao público. Contra muitos prognósticos, se tornou uma presença obrigatória na grade da emissora. O que explica a sua permanência? […]