Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 789

Sobre pesquisas de mídia, empadas e pastéis

Demorou, mas chegou. Pela primeira vez, a indústria, o governo e o público têm à disposição dados precisos e abrangentes sobre os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. O estudo encomendado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República foi elaborado pelo Ibope Inteligência, que ouviu 18.312 sujeitos em 848 municípios. Duzentos […]

Startup holandesa revoluciona consumo de notícias online

Os holandeses Marten Blankesteijn e Alexander Klöpping, ambos de 27 anos, criaram um conceito revolucionário para o consumo de notícias pela internet, sem que o leitor precise fazer cadastros múltiplos ou pagar pela assinatura de um monte de jornais e revistas online. Sua pequena startup, batizada de Blendle, tem como ideia central unir as grandes […]

Suzana Singer

A julgar pelo que se discute na imprensa – explosão da internet, derrocada dos impressos, perda de audiência da televisão aberta –, os brasileiros já entraram de vez no jornalismo 2.0. Não é bem assim. Uma pesquisa bastante abrangente sobre hábitos de mídia (18 mil entrevistas em 848 municípios), feita pelo governo federal, mostra que […]

Os embalos da notícia e da diversão na internet

Qual dos destaques interativos a seguir resultou em tráfego recorde para seus respectivos sites de notícias nos últimos meses: a) “Quanto tempo você já gastou no Facebook?”, para a revista Time; b) “O teste do dialeto interativo”, para o New York Times; c) “O gerador Adele Dazeem: ‘Travoltifique’ seu nome”; que apareceu na Slate; ou d) todas as […]

Brasileiro passa mais tempo na internet que na TV

O brasileiro com acesso à internet passa mais tempo na web todos os dias do que em qualquer outro meio de comunicação. Em média, são 3h39 diárias. Apesar disso, a TV é meio preferido da maior parcela da população, e os jornais impressos são os mais confiáveis como fonte de informação. Já blogs, redes sociais […]

As duas lógicas do carnaval do Rio

A consciência do momento histórico é um privilégio que junta, na análise da retomada do carnaval de rua do Rio de Janeiro, a frieza das estatísticas e a alegria dionisíaca de uma multidão que, assim como um século atrás, causava temor às autoridades. Lá no século 19, quando o carnaval eram dois, mas considerado privilégio […]

Conteúdo do ‘USA Today’ usado para fortalecer jornais locais

A Gannett, maior editora de jornais do EUA, resolveu adotar em seus jornais locais um modelo já conhecido no meio televisivo: utilizar o poder de uma marca nacional para fortalecer marcas locais. A companhia começou a inserir conteúdo do diário USA Today, um dos maiores títulos do país, em jornais locais de sua rede. Além […]

Daniela Nogueira

As críticas e as reclamações quanto às matérias ainda são o principal motivo de contatos dos leitores com o canal de ombudsman. Se somarmos com a quantidade de gente que liga para apontar nossos erros, de informação e de português, percebemos que o maior número dos contatos se refere a indicar um ponto negativo nosso. […]