A indústria de jornais movimentou US$ 163 bilhões em todo o mundo no ano passado. O número ficou estável em relação ao ano anterior. Ainda que os números sejam inferiores aos valores exibidos em 2008, ano em que o setor faturou R$ 187 bilhões, os jornais ainda movimentam mais do que as indústrias de cinema, […]
Edição: 821
Depois de passar por uma séria crise, o jornal Washington Post está vivendo uma grande fase, produzindo o tipo de reportagem pelo qual jornalistas – e leitores – anseiam. Os sucessos recentes incluem a cobertura de um caso que resultou na renúncia do diretor do Serviço Secreto e reportagens investigativas que acabaram produzindo a condenação […]
É correta a maneira como são feitas as pesquisas eleitorais no Brasil? NÃO As margens de erro declaradas na pesquisas eleitorais feitas por amostragem por cotas estão erradas. As margens não podem ser matematicamente calculadas e há evidência empírica de que excedem os valores declarados. As estimativas das proporções das intenções de votos são feitas […]
Onde termina a liberdade de opinião e começa o proselitismo partidário? A Folha tropeçou ruidosamente na questão nesta semana, com o pedido de demissão do colunista Xico Sá, de “Esporte”. Na sexta (10), Xico enviou uma coluna em que declarava voto em Dilma Rousseff (PT). A Secretaria de Redação vetou, lembrando que o espaço não […]
O acórdão da desembargadora Elisabete Filizzola, que liberou a circulação do livro Sinfonia de Minas Gerais – A Vida e a Literatura de João Guimarães Rosa, de Alaor Barbosa, supre a luta pela liberdade de expressão dos biógrafos de uma argumentação jurídica sólida e coerente. A obra foi proibida de circular e recolhida das livrarias […]
Em teleconferência com analistas na quinta-feira, após o Google ter informado seu rendimento para o terceiro trimestre, as perguntas vieram com força total: como o Google pretende concorrer com o novo sistema de pagamento da Apple? Será que o YouTube pode se tornar mais popular do que a televisão? Será que o Google fala sério […]
A presença das marcas no Facebook está irritando o usuário. Uma pesquisa feita pela Gauge, consultoria de marketing digital, mostra que 44% deles estão incomodados com a quantidade de propagandas na rede social. As agências de publicidade e o próprio Facebook já estão atentos a isso e vêm repensando as formas de comunicação das marcas. […]
Se você está aqui para encontrar respostas, sugiro que leia outro texto. Nesse artigo, há mais perguntas do que soluções. Mas, vale a pena lê-lo se você quiser entender um pouco mais do desafio que temos pela frente. O jornalismo enfrenta crises desde que surgiu na sociedade. De tempos em tempos, nossa profissão é colocada […]
O governo da Libéria tem reprimido a imprensa desde a divulgação dos primeiros casos do recente surto de ebola, em março de 2014, de acordo com informações do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). As autoridades querem controlar o modo como o surto é mostrado. No dia 30 de setembro de 2014, o governo […]
Uma história contada (e depois, recontada) há alguns dias no caderno Esportes ajuda a mostrar o quanto nós, jornalistas, somos afeitos à emoção. Em muitos casos, até mais do que à razão – tanto que, por vezes, falhamos na apuração dos fatos. Na edição de 9/10, uma quinta-feira, o caderno publicou, na página 3, a […]