Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 842

Circulação de jornais digitais tem avanço de 118% em 2014

A circulação dos jornais brasileiros se manteve estável em 2014, com o crescimento total de assinaturas e edições digitais compensando a queda na venda avulsa. Segundo o IVC Brasil (Instituto Verificador de Comunicação), referência em auditoria multiplataforma de mídia, a circulação das edições digitais mais do que dobrou em 2014. Cresceu 118%, ao passar de […]

A profecia autocumprida

“Contra a corrupção e o governo” era a frase mais repetida na cobertura das manifestações de domingo (15/3) na GloboNews. O professor Guilherme Nery, da Universidade Federal Fluminense, notou a insistência. Não era necessário ser estudioso do assunto, como ele, para perceber a associação semântica: governo = corrupção, e vice-versa. “É gritante a falta de […]

Crise no jornalismo muda perfil de pedidos pelo FOIA

Grande parte dos pedidos atuais por dados governamentais feitos através da Lei de Liberdade de Informação dos EUA partiu dos novos atores da indústria de comunicação, como os sites da marca VICE e a organização de jornalismo investigativo independente ProPublica, além de ONGs e blogueiros. O Freedom of Information Act (FOIA), criado em 1966, tem […]

‘Protesto pacífico’ e uma abordagem diferente da mídia

Se é notório que os milhões de brasileiros que foram às ruas no domingo (15/3), em diversos municípios do país, não podem fazer parte da “elite branca” pregada por alguns governistas – por total incompatibilidade numérica –, também fica claro pelas imagens capturadas nos protesto que não se tratava, predominantemente, de representantes da classe mais […]

Onde a corda arrebenta

O programa Profissão Repórter apresentado na terça-feira (10/3), ainda antes dos protestos do fim de semana seguinte, é um dos mais perfeitos retratos da crise pela qual o Brasil passa. Num tempo em que o jornalismo padece do mal das opiniões apressadas em detrimento dos fatos apurados com rigor e isenção, o experiente Caco Barcellos […]

Jornais digitais têm salto de 118% em 2014

Enquanto a circulação total de jornais (impressos e digitais) ficou praticamente estável em 2014, com uma pequena queda de 867 exemplares na comparação com 2013, as edições puramente digitais mais que dobraram no ano passado. Houve um crescimento de 118% nas assinaturas digitais, passando de 228.944 em 2013 para 500.370. Com isso, a participação das […]

Jornalismo de orelhada

Artigo publicado por Felipe A.P.L. Costa, neste Observatório, sobre possível fim da versão impressa da revista Ciência Hoje (ver “Fim da ‘CH’? Seria uma perda irreparável“), do Instituto Ciência Hoje (ICH) em que ele se refere a Scientific American Brasil, pede algumas considerações, por imprecisões e improcedências que podem confundir os leitores. Inicialmente, Costa diz […]

Novos horizontes da informação

No dia 19 de maio, das 9h00 às 17h30, acontece na Unicamp o Fórum “Os novos horizontes da informação”, organizado pelo Labjor/Nudecri, da Unicamp. O evento pretende tratar de temas como “Vigilância global em tempos pós-Snowden”; “Proteção de dados, privacidade, criptografia”; “Vazamento de informação, resistência e transparência”; “Informação, valor, prospecção e acumulação”. Terá a conferência […]

Uma manifestação impopular

Quem abre o dicionário Aurélio procurando o significado da palavra manifestação verá tratar-se de uma “demonstração pública de sentimentos e ideias de uma coletividade”. Mais à frente, a palavra “popular” tem seu significado descrito como sendo “relativo, pertencente e do agrado do povo”. Ainda neste mesmo verbete, uma descrição por demais importante: “democrático”. O termo […]

Jornais lideram em confiança da audiência

Os jornais continuam sendo o meio de comunicação mais confiável e, junto com as revistas, o meio com maior nível de atenção exclusiva. É o que revela a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015), realizada pelo Ibope a pedido da Secom – Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Esse amplo estudo, com […]

Críticas na web influenciam publicidade

Se no passado “boca-a-boca” geralmente era sinônimo de sucesso na publicidade, em tempos de redes sociais, “clique-a-clique”, em alguns casos, pode significar controvérsia. São numerosos os casos recentes de propagandas que acabaram alvo de críticas na web por esbarrar, direta ou indiretamente, em temas como raça ou gênero. No domingo, Dia Internacional da Mulher, marcas […]

A democracia não pode prescindir da imprensa

Prolífico e versátil, Eugênio Bucci é formado em Jornalismo e Direito pela Universidade de São Paulo, onde obteve o doutorado e atualmente é livre-docente. Foi presidente da Radiobrás (2003-2007). É autor de livros sobre jornalismo e articulista em O Estado de S.Paulo e Época. Nesta entrevista por e-mail, adverte contra a tendência de exclusão do […]

Tema do mês de março é “Cultura de indicadores de CTI”

Está no ar o número 166 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é “Cultura de indicadores de CTI”. Editorial – O discurso dos indicadores de C&T e de sua percepção, por Carlos Vogt e Ana Paula Morales – http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=111&id=1333 Artigos – O Qualis […]