O conceito de opinião pública é complexo e com muitas nuances. Entretanto, desde sempre, o convencimento das massas é importante. E a utilização da mídia nos julgamentos não é novidade. Com o novo padrão das mídias em tempo real, denominadas interativas, fica muito fácil plantar notícias, trapacear, subornar e conspirar em favor das pretensões, nem […]
Edição: 843
O último roteiro da imprensa brasileira não poderia adquirir outro nome senão “O silêncio dos não inocentes”. E, num momento em que são explícitas inconstitucionalmente as ideias golpistas, o país descobre que existe há muito tempo uma ditadura em vigor: a ditadura da imprensa. Liberdade é coisa que nunca se ouviu falar nas redações. Colunistas […]
Nossa sociedade transitou de um mundo industrial para o mundo informacional. Isso significa que têm primazia econômica, cultural e política aqueles que conseguem manipular quantidades crescentes de dados, de bits. Os bens simbólicos passam a ter maior valor que os bens materiais, e a máquina das máquinas passa a ser o computador, uma metamáquina. Um […]
Nos últimos 30 anos de vida democrática do Brasil não há registro de outro instante em que a opinião pública tenha nocauteado, com tamanha força e rapidez, a popularidade do presidente da República. “É um momento histórico”, afirma o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino. Menos de 80 dias depois de assumir seu segundo mandato, Dilma […]
A agência de notícias Associated Press anunciou, recentemente, que planeja utilizar algoritmos para escrever matérias sobre esportes. Há alguns meses, a AP começou a publicar relatórios sobre lucros empresariais escritos pelos chamados “jornalistas-robôs”. De acordo com o vice-presidente e editor-executivo da agência, Lou Ferrara, o uso do algoritmo permitirá que a agência reporte com mais […]