Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Presidente do STF agride jornalista

“Deixe-me em paz. Vai chafurdar no lixo“, disse em um acesso de raiva o presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro, Joaquim Barbosa, a um repórter de um dos principais jornais nacionais, O Estado de S.Paulo, que tentou lhe fazer uma pergunta na terça-feira (5/3) em uma reunião do Conselho Nacional de Justiça em Brasília, capital do país. Atordoado pela reação de Barbosa, o jornalista exigiu uma explicação. “Você é um palhaço”, foi a resposta que recebeu do presidente do mais alto tribunal do Brasil.

Mais tarde naquele dia, o tribunal divulgou um comunicado no qual Barbosa, que é conhecido por sua firme posição contra a corrupção política, pediu desculpas pela erupção e disse ter sido um incidente isolado que não reflete sua relação com a imprensa. O presidente do STF apontou que está comprometido com a liberdade de expressão, o que era corroborado por iniciativas como o encontro que teria com o CPJ no dia seguinte. Convidado a comentar o infeliz desabafo de Barbosa, disse ao jornal: “As relações entre as instituições democráticas e a imprensa devem se basear no respeito mútuo.”

Continue lendo – Link: http://cpj.org/pt/2013/03/autoridades-brasileiras-expressam-apoio-ao-sistema.php

******

O CPJ é uma organização independente sem fins lucrativos, sediada em Nova York, e dedica-se a defender a liberdade de imprensa em todo o mundo