Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Bancroft e Murdoch se reúnem para discutir venda

Um mês após a proposta de compra do grupo Dow Jones por US$ 5 bilhões, o magnata de mídia Rupert Murdoch finalmente se encontrou com a família Bancroft, que controla o grupo. Em uma reunião na semana passada (4/6), com cinco horas de duração, os Bancroft determinaram: só vendem a empresa a Murdoch, dono da News Corporation, diante da promessa de que não haverá interferência editorial no Wall Street Journal, carro-chefe do grupo.

O magnata, por sua vez, deixou claro que não aceitaria os termos da proposta – que inclui a criação de um conselho independente com o poder de demitir e contratar editores do diário. Mesmo assim, segundo uma fonte que não quis se identificar, ambos os lados se mostraram dispostos a continuar as negociações até chegarem a um acordo. Murdoch teria sugerido um outro tipo de conselho, em que ele indicaria alguns dos membros.

Negociação

Em maio, a oferta da News Corporation pela compra da Dow Jones foi inicialmente rejeitada. Foi apenas na semana passada que a família Bancroft anunciou que reconsideraria a proposta bilionária, argumentando que a Dow Jones não poderia continuar em funcionamento do modo como estava e que aceitaria discutir o assunto em uma reunião com Murdoch.

No encontro, o filho do empresário, James, falou sobre as operações da News Corporation na China, esclarecendo que o grupo não cedeu, como tem sido acusado, a pressões governamentais do Partido Comunista. O News Corp. é criticado por, supostamente, priorizar fatores econômicos sobre a integridade jornalística, censurando temas críticos ao governo chinês.

Peter McPherson, presidente da Dow Jones, pediu um tempo maior para estudar a proposta da News Corporation. Um novo encontro deverá ser agendado para breve. Murdoch tem planos de lançar, ainda no fim deste ano, um canal a cabo de notícias financeiras. Informações de Richard Pérez-Peña [The New York Times, 5/6/07].

Grupo lança plano para tranquilizar funcionários

Poucos dias após a reunião da família Bancroft com Rupert Murdoch, a Dow Jones tornou 135 diretores aptos a um plano de demissão caso a companhia seja vendida. Os funcionários passam a ter direito a um ano de salário se forem demitidos durante um período de dois anos de mudança de controle da companhia. Outros 25 executivos sênior da Dow Jones já contavam com o benefício, anunciou a porta-voz Linda Dunbar.

O objetivo da mudança é evitar que os funcionários deixem o grupo e fazer com que eles se concentrem em seu trabalho enquanto a proposta de compra feita pela News Corporation é analisada. De acordo com Linda, a companhia também irá oferecer o mínimo de 12 semanas de indenização para pelo menos 850 funcionários, caso sejam demitidos durante o período de transição de poder. Informações de Cecile Daurat e Leon Lazaroff [Bloomberg, 7/6/07].