Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Beatriz Coelho Silva

‘Ainda este ano, O Menino Maluquinho, de Ziraldo, vira personagem da Rede Brasil, com produção da TV Educativa do Rio. O livro infantil brasileiro recordista de vendas (2,5 milhões só o primeiro, lançado em 1980) terá 22 episódios de 26 minutos cada. Ziraldo se reuniu esta semana com o diretor Cao Hamburger (do Castelo Rá-Tim-Bum, a série da TV Cultura e o filme) e com a roteirista Ana Muylaert (que dirigiu o filme Durval Discos) e ficou entusiasmado.

‘Houve um consenso. Eles tinham um projeto em mente, eu tinha outro e daí criamos um terceiro conceito que já está bem claro na nossa cabeça. Só falta desenvolver. A base será o primeiro livro’, conta Ziraldo. ‘Gostei da ambição deles. Não disseram que o projeto era despretencioso, pelo contrário, a pretensão é criar um programa no nível dos outros do que já foi feito com o personagem.’

O Menino Maluquinho virou tira e revista em quadrinhos, dois filmes , peça de teatro e ópera (dirigida por Karem Accioly, ainda inédida no Rio e São Paulo). Cao Hamburger tem três meses para formatar a série e prefere não adiantar nada. ‘Será totalmente diferente do que foi feito até hoje, com uma linguagem nova específica do personagem’, garante ele.

A presidente da TV Educativa, Beth Carmona, conseguiu financiamento da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura para os 22 primeiros episódios, que ainda não estão orçados, mas acha que será preciso conseguir novos parceiros se houver extensão do projeto. A TVE já produziu, também de Ziraldo, a Turma do Pererê, e ela acredita que este personagem é ideal para o paparicado público infanto-juvenil. ‘O Menino Maluquinho auxilia na construção de valores éticos e morais, desperta espírito crítico e aumenta a auto-estima’, filosofa ela. Segundo ela, a série visa ao público brasileiro.

‘Mas, como o livro é sucesso em vários países, possivelmente surgirão emissoras interessadas em uma parceria.’

Com seu jeito empolgado de falar e levar a vida, Ziraldo ainda não tem definido como será o Menino Maluquinho da televisão, mas já sabe o que ele não será. ‘Vamos fazer um programa brasileiro, com o Castelo Rá-Tim-Bum e o Pererê, não uma imitação das siticons americanas, como a televisão brasileira está com mania de fazer’, conclui.’



PET TV NA BBC
Cidade Biz

‘BBC vai exibir programas de TV só para animais’, copyright Cidade Biz (www.cidadebiz.com.br), 29/04/04

‘Isso é que é programação animal. Em uma decisão que leva ao extremo a orientação da BBC de servir também às minorias com sua programação de rádio e TV, a rede pública de comunicação da Grã-Bretanha vai levar ao ar uma semana de programação televisiva para animais.

Segundo a emissora, são imagens de objetos em movimento, desenhos animados e programas infantis com que a BBC espera descobrir o que desperta mais interesse dos bichos de estimação.

O serviço digital estará disponível por uma semana, a partir de 1º de maio, relata a edição desta quinta-feira do jornal The Guardian. A iniciativa é parte de um complemento interativo do programa ‘Test Your Pet’, que vai ao ar no sábado pela BBC1, e também inclui um teste de QI, disponível no site da rede na internet.

Na tela da Pet TV, o que se verá é uma sucessão de imagens que, na vida real, costumam empolgar bichos de estimação: bolas rolando, frisbees voando e outros brinquedos. Além disso, a BBC quer testar o efeito sobre eles de clássicos da programação infantil com personagens animais, como ‘O Manda-chuva’ e ‘Os Muppets’.

Em um comunicado à imprensa, a BBC diz que a programação interativa pode ser testada em gatos, cães e até peixes. Mas a emissora, que prendeu 2 milhões de espectadores com a cobertura de uma exposição de cães no mês passado, reconhece que também quer mensurar o poder, sobre os índices de audiência, do amor dos donos por seus bichos.’



Folha de S. Paulo

‘BBC cria canal para bichos domésticos’, copyright Folha de S. Paulo, 29/04/04

‘A rede britânica BBC colocará no ar, a partir de 1º de maio, a Pet TV, cujo público alvo será os bichos de estimação do Reino Unido e, obviamente, seus donos. O novo canal, disponibilizado pelo sistema digital, permanecerá no ar por uma semana e tentará descobrir a resposta de animais domésticos a programas, imagens e sons.

A Pet TV exibirá imagens de bolas rolando pela grama, frisbees em pleno vôo, assim como desenhos animados e programas tradicionais como ‘Muppet Show’ e ‘Manda Chuva’.

Segundo a BBC, a Pet TV não visa apenas o público de cães e gatos, mas também pássaros, peixes etc.

‘Será que pets apreendem mensagens de TV? Respondem a latidos de cachorros, uivos de lobos, papagaios falando inglês? O som de água corrente pode atrair seu peixe para a tela, e a imagem de um peixe nadando num tanque pode interessar a seu gato’, diz nota de divulgação da BBC.

A BBC também exibirá, no sábado à noite, o programa ‘Teste Seu Pet’, o que seria uma espécie de teste de Q.I. para os bichos. No mês passado, a cobertura da BBC de uma importante exposição de cães do país foi acompanhada por 2 milhões de telespectadores.’