Monday, 14 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1309

Diários do Tribune terão anúncios na primeira página

Em uma tentativa de atrair anunciantes de peso, o Chicago Tribune e o Los Angeles Times passarão a permitir a publicação de anúncios na capa e nas primeiras páginas de algumas seções, informou o presidente da divisão de publicações do Tribune Company, Scott C. Smith, em memorando enviado aos funcionários do grupo esta semana.


Segundo o grupo, estes espaços privilegiados começariam a ser vendidos para clientes ‘top’ ainda esta semana. Os anúncios serão coloridos e impressos na parte inferior das páginas. ‘A idéia é atrair mais anunciantes nacionais’, escreveu Smith. ‘Eles também serão vendidos localmente, gerando milhões de dólares de lucros no total’.


‘Tomei a decisão de expandir anúncios nas primeiras páginas, incluindo a capa, pesando os interesses de leitores e anunciantes no contexto de nossos objetivos’, afirmou ele, informando que haverá ‘normas rigorosas’ para anúncios na capa. ‘Todos podem continuar contando com a alta qualidade do jornalismo e confiar que as notícias, incluindo as das primeiras páginas, serão editadas e apresentadas inteiramente independentes dos anúncios’, prometeu.


Oposição


Um artigo publicado na terça-feira (17/7) no Chicago Tribune revelou, no entanto, que os editores discordam da iniciativa do grupo. A editora Ann Marie Lipinski afirmou, no início da semana, que Smith buscou saber a opinião da equipe do jornal, mas não a seguiu. Segundo ela, os editores se opuseram aos anúncios na primeira página por esta não ser a melhor opção para os leitores.


James Oshea, editor do Los Angeles Times, também se opôs à novidade. ‘Os anúncios de primeira página desvalorizam o jornal, comprometem a capa e deixam menos espaço para notícias’, argumentou. Informações de Editor & Publisher [16/7/07].