Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Cristina Padiglione

‘Foi a Laura. Descartada em quase todas as enquetes sobre ‘Quem matou Lineu’ – óbvio demais, diziam – a personagem de Cláudia Abreu se revelou ontem a assassina da novela Celebridade, da Globo. Laura matou o empresário porque este conseguira as provas de que a música Musa de Verão era de autoria de Ubaldo (Gracindo Jr.). Sem os documentos, a megera não conseguiria consumar o plano de enriquecer e derrubar a mocinha, Maria Clara (Malu Mader).

O último capítulo da novela de Gilberto Braga rendeu média de 63 pontos de audiência na Grande São Paulo, com picos de 68 e share de 82% (participação da audiência no universo de aparelhos ligados no horário), segundo a prévia instantânea do Ibope. Desde Renascer (1993) um final de novela não registrava esses índices. Na média total de seus 221 capítulos, Celebridade somou 46 pontos, 1 a menos do que O Clone, e empatou com Mulheres Apaixonadas – são índices da Grande São Paulo, onde 1 ponto equivale a 49,5 mil domicílios.

Cláudia Abreu encerrou os dias de Laura com crueldade máxima: ameaçando enforcar Nina, a filha da inimiga, um bebê de pouco mais de 1 ano. Na seqüência, Renato (Fábio Assunção) atira em Marcos (Márcio Garcia) para que este lhe devolva a fita que incrimina Laura. Ela então ameaça atirar no jornalista e ele atira nela. Renato é preso pela morte do casal.

Darlene (Deborah Secco) se casa com Vladimir (Marcelo Faria). Júlia Lemmertz fica com o marido, Alexandre Borges e Maria Clara, com Fernando (Marcos Palmeira). E surge um clima digno de ‘todos foram felizes para sempre’, ao som de um show do ministro Gilberto Gil, a última celebridade a entrar em foco.’



Jotabê Medeiros

‘O fim da novela que discutiu a fama’, copyright O Estado de S. Paulo, 25/06/04

‘Fama sem talento tem perna curta. Não leva a lugar algum.

Esse esqueleto de uma moral, anunciado pelo autor de Celebridade (a novela das oito que termina hoje na Globo), Gilberto Braga, é bastante questionável. Ele mesmo mostrou, durante a novela, que trocar uma experiente produtora de shows por uma franco-atiradora era apenas uma questão de vontade ou de oportunidade. A golpista Laura (Cláudia Abreu), até certa altura, foi competente administrando o ‘espólio’ de Maria Clara Diniz (Malu Mader).

Em Celebridade, Gilberto Braga parece ter involuído bastante desde sua novela de maior sucesso, Vale Tudo. Lá, ele deixava que os oportunistas fugissem no final, escapando à Justiça. Agora, ele achou que a realidade brasileira mudou um bocado desde então, e resolveu puni-los (os oportunistas) no baixar das cortinas.

Braga está equivocado. A realidade não só não mudou, como criou artimanhas tecnológicas para que o MST (Movimento dos Sem Talento) vença sem fazer força. Britney Spears finge que canta, e finge que voa, e finge que tem aqueles peitos maiores que o seu quadril, e ninguém quer nem saber.

Nos tempos de Vale Tudo, a dupla norte-americana Milli Vanilli foi execrada em praça pública quando descobriram que os dois faziam tudo, menos cantar (era tudo montado em estúdio). Hoje, na era dos produtores, seriam ovacionados pelo bom trabalho. Nos dias atuais, basta samplear Jorge Benjor para o sujeito ser considerado genial.

Chacrinha tinha de balançar muito a pança e buzinar seguidamente a moça para emplacar. Hoje, Luciano Huck vinga com helicópteros, lanchas, animações computadorizadas, reality shows cascateiros, um Havaí sintético numa praia sem vendedor de queijo quente nem trombadinha.

Gilberto Braga parodiou um certo conceito de ‘talento’ e o mundo dos social climbers (alpinistas sociais) em sua novela. No capítulo de segunda-feira, Maria Clara Diniz levou seu currículo para Cristiano (Alexandre Borges), com o qual pleiteava um cargo de diretora de um canal de TV. O currículo, em forma de DVD, começou a jorrar imagens da produtora fazendo caras e bocas.

Parecia, na realidade, uma postulante ao concurso de Garota do Fantástico.

Sarcástico, Braga espalhou pela novela os signos do sucesso hedonista: o torso eternamente nu do Henri Castelli, o strip-tease em horário nobre de Juliana Paes (que teve o biquíni roubado na praia por trombadões, numa armação de Nelito, interpretado por Taumaturgo Ferreira), o bombeiro de mangueira em riste na revista masculina.

Mais importante: Braga deu voz às ‘cachorras’, tirou-as do exílio no arcabouço da sexualidade pagodeira do Andaraí. Empurrou goela adentro da moda ditatorial da SPFW a calça jeans stretch de Eliete (Isabela Garcia), com os pneuzinhos descendo pelas ladeiras do cós. A produtora Fabiana (Joana Limaverde) aplica sem cerimônia os ensinamentos da funkeira Tati Quebra-Barraco: ‘Se não cuidar do seu marido/ Vai rolar a cachorrada.’

O autor também mostrou requintado sarcasmo ao ‘vingar’ a patuléia com requintes de crueldade, obrigando o vilão escanhoado e louro Renato (Fábio Assunção) a andar de Passat II, daqueles que não tinham injeção eletrônica e não pegavam de manhã.

Mas, moralista no final, Gilberto Braga pune justamente a turma mais engajada no Movimento dos Sem Talento. Injustiça. É gente que teria lugar garantido na TV brasileira. Mesmo as groupies Darlene (Deborah Secco) e Jackeline Joy (Juliana Paes) teriam se dado bem na TV, sem problemas.

Talento e derriére não faltam a elas. E não venham contradizer essa tese.

Luciana Gimenez não deixa o leitor mentir sozinho.O fato é que não é só a verossimilhança que dá peso e credibilidade a uma novela. Macaquear a ex-namorada de um ex-piloto de Fórmula 1 que se ‘barbeia’ em praça pública e depois inicia uma imparável escalada social só é algo eficiente na ficção se a ficção souber exatamente o que quer dizer com isso.

Celebridade engajou cerca de 38 milhões de telespectadores por dia no País, segundo a Superintendência de Comunicação da Globo. Os números da Globo são sempre astronômicos e costumam crescer nos momentos-chave. Os últimos capítulos das novelas Esperança e Mulheres Apaixonadas registraram, respectivamente, 46% e 55% de audiência. Certamente, esta noite, Celebridade também terá seu último capítulo de fama.’



Adriana Del Ré

‘Elementar, meu caro Braga’, copyright O Estado de S. Paulo, 25/06/04

‘Quem matou Lineu? Para responder à pergunta que ultimamente tem pautado conversas de botequim, o Estado ouviu especialistas na área criminal – e que assistem à novela Celebridade -, para tentar eleger assassinos em potencial. Personagens que, numa situação da vida real, estariam na mira das investigações. Renato Mendes (Fábio Assunção), Beatriz (Deborah Evelyn) e sua secretária Olga (Cristiana Amadeu) encabeçam a lista dos suspeitos. De qualquer jeito, se servir como pista, a Assessoria de Imprensa da Globo informa que os atores convocados para gravar hoje o final da morte de Lineu são, além de Hugo Carvana (o Lineu): Corina (Nivea Maria), Renato (Fábio Assunção), Marcos (Márcio Garcia), Beatriz (Deborah Evelyn), Laura (Claudia Abreu) e Ana Paula (Ana Beatriz Nogueira). Só esses.

Segundo o delegado e vereador Celso Jatene, ele adotaria três linhas de investigação. ‘A primeira seria a filha Beatriz, que num momento de desequilíbrio emocional teria cometido o crime. O Renato faria a segunda linha e o motorista Caetano, a terceira.’ Jatene, no entanto, faz um adendo:

‘O delegado (interpretado por Jairo Mattos) não tem uma linha para investigar o caso e parece não precisar cumprir prazos.’

Produtor do filme policial Bellini e a Esfinge, Teodoro Fontes sai em defesa: ‘Gilberto Braga fez um grande novelão. É maravilhoso poder estender a trama em torno do crime por meses, para prender a atenção do público. Já num filme, com duas horas, não dá para ter tantos suspeitos.’ Para o investigador Luiz Carlos dos Santos, a história policial do folhetim é meio glamourosa, superficial. Ele concorda que, num caso de homicídio, pode existir um amplo leque de suspeitos. ‘Mas com o avançar da investigação, ele passa por um ‘afunilamento’, diferente do que se vê em Celebridade’, diz. Se fosse um crime real, Santos fixaria suas atenções naqueles que teriam interesse direto no assassinato, motivados por dinheiro ou vingança. Figuras da estirpe de Renato, Beatriz, Fernando ou Corina, portanto, não teriam escapatória.

Seu colega, o também investigador Cláudio Scapulatiello, acha que Braga preferiu não mostrar o trabalho de investigação, para o público não tirar suas conclusões. ‘No dia da morte, não houve perícia, reconhecimento da arma, o trabalho técnico.’ Para ele, Renato é principal suspeito, já que estava de olho na presidência da empresa do tio. ‘Mas não vai ser ele: será quem a gente menos espera.’

Preparada para possíveis traquinagens do autor no último capítulo da novela, a delegada Ana Lúcia Santos dividiu seus suspeitos em dois grupos: um deles foi pensado a partir de seus conhecimentos de Direito e outro, a partir de seus conhecimentos de noveleira. ‘Como profissional, meu suspeito número um seria Renato, pois ele queria o cargo da presidência e combina com o caráter dele esse tipo de atitude. O número dois seria a Beatriz, que ficou desnorteada quando foi traída e, depois, descobre que a amante do marido é sua irmã e o pai pretende colocá-la no testamento.’ Já sua lista de mera telespectadora traz nomes como Inácio e Ana Paula. ‘É que a TV trai muito a gente; às vezes, o autor tira um culpado do nada. E aí, Renato ou Laura são óbvios.’

Para Ana Lúcia, o culpado contou com a cumplicidade dos personagens Olga e Caetano. A detetive particular Juliana Belém compartilha dessa opinião. E criou toda uma teoria sobre o caso, usando como respaldo seus oito anos de profissão: acha que Beatriz, inconformada em ter de dividir a herança com arquiinimiga Maria Clara, mandou matar o pai. O executor teria sido motorista Caetano, que teve ajuda de Olga. ‘Como secretária, Olga tinha todas as chaves do escritório, para facilitar o acesso dele’, analisa.

O advogado criminalista Eduardo César Leite levanta até a hipótese de que Braga surpreenda o público com um homicídio acidental. O culpado não tinha intenção de matar, mas a arma acabou disparando. ‘Toda a imoralidade foi exercida ao longo da novela. Durante todos os capítulos, o mal se dá bem e o bem se dá mal. E no final, o autor vai mostrar que o mal não vale a pena.

Falso moralismo.

Estudioso de Gilberto Braga, Lisandro Nogueira, que escreveu o livro O Autor na Televisão, afirma que Braga incorporou elementos ousados à telenovela melodramática, ao discutir temas éticos, sociais e políticos, até O Dono do Mundo, em 1991. Nessa novela, Nogueira diz, ele ousou muito e a audiência caiu. Braga ficou fora do horário das 8 durante anos. ‘Depois disso, seus sinais autorais desapareceram.Em Celebridade, tinha tudo para ousar e ser ‘politizado’, mas colocou tudo isso por terra.’’



Laura Mattos

‘Laura mata Lineu, morre e reina no Ibope’, copyright Folha de S. Paulo, 26/06/04

‘A vilã mór Laura Prudente da Costa matou Lineu Vasconcelos, morreu, e a Globo ‘assassinou’ as emissoras concorrentes com o último capítulo de ‘Celebridade’.

O final da novela das oito -no ar das 21h01 às 22h39- obteve média de 63 pontos (cada ponto equivale a 49 mil domicílios na Grande São Paulo) e 82% de share (total de participação dentre as casas com TV ligada no horário).

O episódio teve início com 54,7 pontos, sintonizado por 74% dos domicílios. Em segundo lugar, vinha o SBT, com 4,8 pontos. Nenhuma das outras redes chegava a dois pontos. Esse panorama manteve-se praticamente inalterado até o final do capítulo.

O pico de ‘Celebridade’ ontem, de 67 pontos, se deu às 22h27, no casamento de Darlene (Deborah Secco) e Vladimir (Marcelo Faria). O show do ministro da Cultura, Gilberto Gil, nos minutos finais, começou com 67 pontos e terminou com 65,5 (dados preliminares do Ibope).

Conforme prometera o autor Gilberto Braga, todos os vilões se deram mal. Renato Mendes (Fábio Assunção) matou Marcos (Márcio Garcia) e Laura (Cláudia Abreu) e terminou preso.

Agonizando, a produtora má contou que matara Lineu (Hugo Carvana) porque ele havia obtido as provas de que a música ‘Musa de Verão’ fora composta por Ubaldo (Gracindo Jr.) e não pelo marido de Maria Clara Diniz (Malu Mader). Com os documentos, ela tirou o dinheiro da rival. A vilã também matou Queiroz (Otávio Müller), que desvendara o assassinato de Lineu.

A Globo conseguiu manter o mistério em torno do assassino até a exibição da cena. Para isso, só gravou a revelação ontem à tarde e confinou parte da equipe envolvida na gravação dentro do estúdio, até a noite. Portas e janelas foram forradas com feltro preto a fim de evitar os curiosos.

O capítulo começou a ser editado pelo diretor, Dennis Carvalho, horas antes de ser exibido.

No penúltimo episódio, ‘Celebridade’ já havia batido recorde. Obteve 63 de média e 84% dos domicílios. Segundo a Globo, desde 1993 nenhuma novela das oito obtinha audiência tão alta.

Até quinta-feira, ‘Celebridade’ teve, em seus 220 capítulos, 46 pontos de média e 68% de share. A pontuação é a mesma de ‘Mulheres Apaixonadas’ (2003), que teve 67% de participação. ‘O Clone’ (2001/2002) chegou a 47 de média e 65% de share.’



Daniel Castro

‘Gilberto Braga está decadente, diz estudioso’, copyright Folha de S. Paulo, 25/06/04

‘Autor do livro ‘O Autor na Televisão’, publicado pela editora da USP em 2003, Lisandro Nogueira afirma que ‘Celebridade’, que acaba hoje, ‘é o fim de um processo em que o melodrama ousado perde força’ na obra do ‘decadente’ Gilberto Braga.

Nogueira, doutor pela PUC-SP e professor de cinema da Universidade Federal de Goiânia, diz que Braga deixou de ser um autêntico autor a partir de ‘O Dono do Mundo’ (1991). Em seu livro, em que analisa a obra de Braga pré-’Celebridade’, define como autor aquele que tem ‘temáticas recorrentes’, no caso a abordagem do universo feminino de classe média urbana e a questão ética.

Como Braga abandonou essas temáticas, deixou de ser autor, diz Nogueira. ‘Ele era praticamente o único escritor de novelas com marcas autorais. Era discutido nas universidades. Não é mais.’

Nogueira atribui a mudança ao fracasso de ‘O Dono do Mundo’ (que ousava ao colocar a mocinha, noiva, transando com o vilão), a um ‘contexto de conservador’ e ao fato de o público ‘sofisticado’ que chancelava Braga ter migrado para a TV paga.

‘Em ‘Celebridade’, Braga não fez crítica cultural, tema da novela. Foi superficial. Também não dialogou com questões atuais. Como autor, se perdeu totalmente’, diz Nogueira.

Gilberto Braga não quer polemizar: ‘Cada um dá sua opinião. O espectador tem a dele’.

OUTRO CANAL

Gaveta

Lázaro Ramos (‘Sexo Frágil’), gravou a série ‘Contos da Meia-Noite’, da Cultura. Mas a Cultura não pode divulgar a gravação, até agosto. Por força de contrato do ator com a Globo.

Vem aí

SBT e Grupo Abril estão preparando uma parceria envolvendo conteúdo de revistas e programação de televisão. Executivos das duas empresas passaram a tarde de quarta-feira reunidos na emissora, em São Paulo.

Perdão

Jorge Kajuru recebeu ontem uma proposta formal da cúpula da Rede TV! para apresentar o ‘Repórter Cidadão’. O vice-presidente do canal, Marcelo Carvalho, perdoou o apresentador que, em 2002, pediu demissão no ar. Kajuru, no entanto, não aceitou o horário _18h, para não concorrer com José Luiz Datena.

Chupim 1

O canal pago AXN estréia dia 6 de julho, às 20h, um programa que tem parentesco com ‘Casa dos Artistas Apresenta Protagonistas de Novelas’, que o SBT promete exibir a partir de agosto: ‘Next Action Star’.

Chupim 2

No ‘reality show’, que estreou dia 15 na rede americana NBC, 14 competidores anônimos disputam duas vagas de estrelas do longa-metragem ‘Hit me’, que será produzido por Joel Silver, de ‘Matrix’, entre outros filmes de sucesso.’

***

‘Globo confina ‘finalistas’ de ‘Celebridade’’, copyright Folha de S. Paulo, 23/06/04

‘Para tentar evitar vazamentos sobre a morte de Laura (Cláudia Abreu) e a identidade do assassino de Lineu (Hugo Carvana), a Globo vai confinar no Projac, complexo de estúdios da emissora no Rio, todos os profissionais envolvidos nas gravações das cenas finais de ‘Celebridade’. As cenas serão gravadas na manhã desta sexta e irão ao ar à noite.

Pelo menos 30 profissionais (entre câmeras, maquiadores, contra-regras e especialistas em efeitos especiais, responsáveis pelo ruído de tiros) chegarão ao Projac na manhã de sexta e só poderão deixar o local após as 22h30.

Como a Globo legalmente não pode impedir que esses trabalhadores fiquem incomunicáveis, a emissora os obrigará a assinar um ‘termo de confidencialidade’, em que se comprometerão a não divulgar nada do que verão.

No último ‘Domingão do Faustão’, Dennis Carvalho, diretor-geral da novela, disse que serão gravadas quatro cenas na sexta. Uma é a da morte de Laura. As outras podem (ou não) ser versões do assassinato de Lineu _deverá ser gravado um final diferente para exibição no exterior.

O autor da novela, Gilberto Braga, despista. ‘Realmente não estou sabendo direito o que o Dennis [Carvalho] vai gravar na sexta. Mandei cinco cenas de assassinato. Ele faz o que quiser’, diz.

Os textos dessas cenas estão trancados em um cofre na área administrativa do Projac.

OUTRO CANAL

Em alta

Jayme Monjardim (diretor-geral) e Glória Perez (autora) estão tentando convencer Cláudia Abreu a interpretar Sol, a protagonista de ‘América’, novela que sucederá ‘Senhora do Destino’, no início de 2005. A personagem é do bem, mas tentará entrar duas vezes ilegalmente nos EUA.

Tempo

Cláudia Abreu ainda não disse nem sim nem não. Acha o convite irrecusável (até porque Glória Perez escreveu ‘Barriga de Aluguel’, que estrelou em 1990/91), mas teme que o intervalo seja muito curto para se livrar das marcas deixadas na audiência pela vilã de ‘Celebridade’. A cobrança poderá ser grande.

Vento 1

Superintendente comercial do SBT, Antonio Athayde era todo sorriso ao encontrar Silvio Santos, anteontem à tarde no estacionamento da emissora.

Vento 2

Athayde foi contar ao acionista majoritário do SBT que já vendeu duas das quatro cotas de patrocínio de ‘Casa dos Artistas Apresenta Protagonistas de Novelas’ (sim, será este o nome do ‘reality show’ que estréia em agosto).

Maratona

O show que irá comemorar os 40 anos da Globo, em 26 de abril de 2005, irá durar três horas. Será transmitido ao vivo.

Teste

Monique Evans gravou ontem um piloto de programa no SBT.’



AMÉRICA
Daniel Castro

‘Globo ‘planta’ câmeras em arena de rodeio’, copyright Folha de S. Paulo, 24/06/04

‘A Globo começa a gravar em agosto, em Barretos (SP), as primeiras cenas de ‘América’, novela das oito que só deve estrear em fevereiro de 2005.

A trama, de Glória Perez, terá como um dos temas principais o universo dos rodeios _o outro será a imigração para os EUA. O protagonista masculino, Tião (que será interpretado por Rodrigo Santoro), é um peão de boiadeiro que conquista reconhecimento internacional.

A Globo irá aproveitar as provas com touros da 49ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a mais tradicional do país, para captar as primeiras imagens de ‘América’.

Jayme Monjardim, que será o diretor-geral da novela, já está trabalhando com o departamento de engenharia da Globo nas preparações das gravações.

A emissora irá inovar na captação de imagens. No solo do estádio onde ocorrem as provas com touros em Barretos serão ‘plantadas’ câmeras que irão gravar imagens de baixo para cima, mostrando um ângulo inusitado.

Para conseguir as imagens, a Globo instalará dentro de barris câmeras operadas por controle remoto. Esses barris serão enterrados na arena e terão uma tampa com material transparente resistente. A tampa desses barris ficará no nível do solo. A Globo enviará para Barretos parte do núcleo de peões de ‘América’. Mas Rodrigo Santoro ainda não está confirmado nas gravações da festa.

OUTRO CANAL

Sonho 1

A Record convidou Cléo Pires, filha de Glória Pires, para ser a protagonista do remake de ‘Escrava Isaura’. O convite foi feito por Herval Rossano, que dirigiu a primeira versão de ‘Cabocla’, protagonizada pela mãe de Cléo.

Sonho 2

Cléo ainda não deu resposta, mas é pouco provável que aceite. Ela, que está estudando em Los Angeles, esnobou a Globo, recusando oferta para ser a protagonista do remake de ‘Cabocla’. Cléo também foi convidada pela Globo para entrar em ‘América’.

Globais

A Record informava ontem que Theo Becker (que fez o Caio de ‘Celebridade’) e Norma Blum (a Hercília da mesma novela) já assinaram contrato para ‘Escrava Isaura’.

Pernas

Luana Piovani interpretou ela mesmo, não conseguiu fazer humor, mas o ‘Casseta & Planeta’ que marcou sua estréia no lugar de Maria Paula deu uma das suas maiores audiências recentes: 40 pontos. ‘Celebridade’, exibido antes, ajudou: deu 59.

Suspeitos

De acordo com a ‘rádio corredor’ do Projac (central de estúdios da Globo), um destes seria o assassino de Lineu (Hugo Carvana) em ‘Celebridade’: Renato Mendes (Fábio Assunção), Marcos (Márcio Garcia), Hercília (Norma Blum), Beatriz (Deborah Evelyn) ou Olga (Cristina Amadeu).’