Thursday, 30 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1289

A explosão dos blogs de direita na mídia

Embora os blogs já façam parte da rede de internet desde fim dos anos 1990, só a partir de 2000 o seu adventum passou a se concretizar. Plataformas começaram a oferecer sistemas para a criação de blogs gratuitos com uma série de ferramentas, a começar por templates com diversas variações de apresentações visuais, caixa de comentários, fóruns de discussões e chats.

Com o passar dos anos, esses diários virtuais se expandiram entre os internautas e adotaram variados gêneros e diferentes públicos de alcance. Desde o adolescente que deixava de lado o seu diário físico de papel para partilhar online o seu dia a dia, a sua vida e seus momentos significativos, até os profissionais de infinitas áreas que agora achavam espaço para dividir suas experiências técnicas ou construir pensamentos e ideologias através de suas opiniões expostas online.

Dentre todos esses utilizadores das novas ferramentas que a internet passou a oferecer, quem mais se adequou foram os jornalistas. Os que outrora só tinham lugar em veículos como rádio, televisão ou impresso, agora passaram a obter mais um espaço onde pudessem ser expositores e formadores de opinião. Logo, a explosão de blogs jornalísticos foi iniciada. Jornalismo esportivo, cultural, investigativo, cidadão, opinativo, político e tantos outros foram abarcados pela rede. A pluralidade de temas cresce a cada dia.

Fatos e mentiras

No entanto, nos últimos doze anos blogs políticos obtiveram um aumento súbito. Em especial blogs definidos por serem ideologicamente de direita. Colunas e mais colunas que surgiram para se posicionar contra uma hegemonia de esquerda no país, como Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino, Augusto Nunes e Felipe Moura Brasil, que acabaram estourando no jornalismo digital com seus blogs que recebem todos os dias nas publicações centenas de comentários contra ou a favor dos seus posicionamentos. Blogs que explodiram na mídia digital nos últimos tempos e que acabaram gerando uma guerra “direita versus esquerda” virtual, gerando debates e polêmicas que repercutem dentro e fora da rede mundial de computadores.

A explosão da direita é nítida, principalmente para tratar de temas como mensalão, Petrobras e todos os escândalos envolvendo o governo do Brasil que a grande mídia não divulga ou, quando divulga, se limita a não ir a fundo ao assunto. São esses pequenos oásis em meio ao deserto que jorram verdades onde a omissão dos fatos e mentiras prevalece.

******

Yasmin Alencar é estudante de Jornalismo