Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

The Guardian anuncia estratégia para cortar custos

O diário britânico The Guardian perderá seu caderno diário de esportes, noticia Joel Gunter [Journalism.co.uk, 16/12/11]. As notícias esportivas serão incorporadas ao caderno principal de terça a sexta-feira, permanecendo em uma seção separada às segundas e aos sábados.

A seção de esportes tem atualmente 10 páginas. Em setembro, as seções de mídia e sociedade já haviam migrado para o caderno principal. O mesmo acontecerá com o suplemento de filmes e música, publicado às sextas-feiras. A seção de obituários também sofrerá mudanças: passará de dois obituários para apenas um, e os comentários diminuirão de cinco para quatro.

As alterações na edição impressa acontecem depois de meses de trabalho e pesquisa. Um plano mais radical de redução diária das notícias, para dar lugar a um conteúdo mais investigativo, chegou a ser considerado, mas foi descartado.

A Guardian News & Media, editora que publica o Guardian, espera economizar em torno de um milhão de libras (o equivalente a de R$ 2,8 milhões) por ano com as mudanças, reduções na equipe e aumento do preço de capa. “Como parte de nossa estratégia digital, estamos analisando como produzir nossos jornais e site. Nossos planos para um processo de produção simplificado e novo serão divulgados em janeiro”, disse um porta-voz.

Em junho, a editora anunciou que iria implementar uma estratégia digital no Guardian e no Observer com o objetivo de dobrar a receita digital para quase 100 milhões de libras (o equivalente a R$ 286 milhões) até 2016 e economizar 25 milhões de libras (o equivalente a R$ 71 milhões) no mesmo período. A estratégia faz parte de uma tentativa de frear os prejuízos, que atingiram 33 milhões de libras (o equivalente a R$ 94 milhões) no ano fiscal de 2010/2011.