Wednesday, 08 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Financial Times demite e reforça foco na internet

O jornal Financial Times planeja cortar cerca de 25 postos de trabalho como parte de um plano de reestruturação do grupo para reduzir custos e se concentrar principalmente em seus serviços digitais, disse o seu editor. Em um e-mail enviado aos funcionários e obtido pela Reuters, Lionel Barber disse que iria embarcar num programa para “remodelar o FT para a era digital”. Ele não especificou quais áreas seriam afetadas pelo corte.

“Nós precisamos garantir que estamos servindo a plataforma digital primeiro, e o jornal em segundo”, afirmou Barber no e-mail enviado na segunda-feira. “Esta é uma grande mudança cultural para o FT, que só deve ser alcançada com maiores mudanças estruturais.”

Estratégia

O famoso jornal de páginas salmão tem sido um dos títulos de maior sucesso na iniciativa online, cobrando as pessoas pela leitura de suas notícias em um modelo sob medida, que permite ler um determinado número de artigos por mês antes do pagamento de uma taxa.

Essa abordagem tem ajudado a impulsionar as assinaturas digitais, que excederam a circulação impressa pela primeira vez no primeiro semestre de 2012. “Nossas decisões anteriores de aumentar os preços, cobrar por conteúdo e construir um negócio de assinaturas provaram ser ousadas e sábias. Enquanto muitos de nossos rivais têm lutado para encontrar um modelo de negócio rentável – e, por isso, anunciaram duros cortes de pessoal –, temos sido pioneiros da indústria.”

Barber disse que o programa de corte de custos economizaria US$ 2,5 milhões neste ano. As demissões poderiam atingir 4% da folha, ou 25 pessoas, após a contratação de dez profissionais para a área digital. O grupo afirmou que buscaria consultoria do sindicato britânico de jornalistas para garantir a contrapartida certa para o esquema de demissões.

A reestruturação vem após meses de especulação sobre a intenção do grupo Pearson de vender a publicação para se concentrar na área de educação, menos dependente do ciclo de publicidade. A Pearson nega a intenção de vender o Financial Times (informações da agência Reuters).