Thursday, 16 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1288

O grande espetáculo midiático

O casamento real do príncipe William e Kate Middleton, agora duquesa de Cambridge Catherine, foi o maior espetáculo midiático exibido ao vivo dos últimos tempos. Com números de audiência proporcionais a uma final de Copa do Mundo, o evento foi assistido por 2,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Ou seja, 1/3 da população mundial acompanhou a cerimônia em tempo real.

No Brasil, a cobertura ocorreu entre 6h e 9h, e dados preliminares do Ibope na Grande São Paulo mostraram que o casamento real elevou em 48% a audiência da TV aberta brasileira. De acordo com o colunista do R7 Daniel Castro, Globo, Record, SBT, Band e RedeTV! alcançaram, juntas, 19,7 pontos na região da capital paulista – onde cada ponto representa 58 mil domicílios.

O objetivo da realeza parece ter sido este mesmo: fazer da cerimônia um reality show. Tanto que, para isso, a família real contratou o diretor Diccon Ramsay, do programa X Factor, que é a atual febre da TV da Inglaterra. A atração é uma espécie de Ídolos e tem como estrela o produtor musical Simon Cowell, ex-jurado do American Idol. Para levar as imagens do casamento para mais de dois bilhões de telespectadores, com a mesma qualidade utilizada no reality show, foram utilizados vários truques técnicos. Câmeras especiais, todas sem fio e controladas remotamente, foram posicionadas discretamente ao redor da catedral e até mesmo escondidas em arranjos de flores. Minicâmeras HD enviaram as imagens para que a direção escolhesse o melhor ângulo e gravando cada detalhe da cerimônia. Algumas delas foram destinadas a monitorar as emoções dos convidados mais ilustres, como a rainha Elizabeth 2ª e o cantor Elton John.

Segundo o tabloide inglês The Sun, uma fonte ligada a Simon Cowell disse que a equipe foi procurada pela qualidade do “X factor”: “Eles queriam que o responsável pelo maior reality show do mundo ajudasse a fazer da cerimônia o maior evento televisivo da história.”

Comentários em tempo real

Entre aqueles canais de TV fechada que transmitiram a união do príncipe William com Kate Middleton, a GNT transmitiu imagens captadas por mais de 100 câmeras da rede britânica de TV BBC, e manteve apresentadoras e comentaristas em um estúdio montado no Rio de Janeiro, a partir de 5h, horário brasileiro. Na Globonews, a transmissão começou às 5h da manhã e na Recordnews, às 4h30. As transmissões terminaram após a primeira aparição de William e Kate como marido e mulher no palácio de Buckingham.

Na internet, o YouTube mostrou o evento. Entre tantos endereços eletrônicos que disponibilizaram as imagens para os internautas, o site UOL transmitiu ao vivo, direto de Londres. O sinal foi aberto a partir das 4h (horário de Brasília) para mostrar a chegada dos convidados à abadia de Westminster, local onde foi realizada a cerimônia. Os internautas puderam acompanhar a transmissão ao vivo via iPhone ou iPad, além de participar encaminhando perguntas e comentários via Twitter. A cobertura contou também com flashes da reportagem direto de Londres, além de notícias em texto, galeria de fotos e vídeos com os bastidores e melhores momentos do enlace real. No Twitter, a cada 10 segundos, um post era sobre o casamento real.

A cerimônia do casamento do príncipe William com Kate Middleton também foi transmitida ao vivo pela internet pelo canal oficial da família real, no The Royal Channel. A união entre eles foi a primeira com transmissão online no Reino Unido. Além de ter ficado disponível no YouTube, o casamento pode ser acompanhado em um blog multimídia ao vivo, compilado por autoridades reais. Funcionários da Clarence House (residência oficial do príncipe Charles) e do palácio de St. James publicaram comentários em tempo real com informações históricas, links sobre a realeza, fotos adicionais e imagens de vídeo, além de integrar um site no Twitter.

Outros casamentos reais

Além disso, um vídeo oficial (“Wedding Book”) no YouTube convidou os usuários a enviar vídeos parabenizando o casal. Fotos relacionadas ao casamento foram divulgadas no site de compartilhamento de fotos Flickr, e avisos foram publicados durante o dia no site oficial do casamento, officialroyalwedding2011.org.

O “casamento do século”, entre o príncipe Charles e Lady Di, foi transmitido para todo o mundo em 1981, com um público televisivo global de 750 milhões de espectadores. Charles e Diana também de casaram na abadia de Westminster, construída há cerca de mil anos, mas que só se tornou palco de casamentos reais após a 1ª Guerra Mundial. O primeiro casamento real transmitido ao vivo, pelo rádio, para uma audiência internacional, foi da rainha Elizabeth 2ª com o príncipe Philip. E o primeiro casamento real televisado ao vivo foi o da princesa Margaret com o lorde Snowdon, em 1960.

******

Professora universitária; graduada em Comunicação Social; pós-graduada em Globalização, Mídia e Cidadania; mestranda em Comunicação PPGCom UFJF