Monday, 06 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Novo design estimula criação de canais personalizados

O YouTube está de cara nova. Com o novo design, que estreou na semana passada, o site de compartilhamento de vídeos espera que usuários adquiram o hábito de visitá-lo não para buscar um vídeo específico, mas para ver o que está sendo exibido em seus canais favoritos. “Estamos tentando reunir o melhor do que vemos na TV e na internet”, explicou Shishir Mehrotra, vice-presidente de desenvolvimento de produto do YouTube.

A noção de canais no YouTube não é nova. Produtores de vídeos amadores e profissionais já criavam seus canais especializados, por meio dos quais organizavam os diversos vídeos que oferecem no site. Agora, o YouTube quer facilitar usuários a navegar por estes canais e a criar uma homepage personalizada com os favoritos – para isso, no entanto, é preciso criar uma conta do Google. Também é possível associar uma conta do Google+ ou Facebook para ver o que seus amigos estão compartilhando.

Atualmente, um usuário gasta, em média, 15 minutos assistindo a vídeos no YouTube, segundo Noam Lovinsky, gerente de produto do Google. O objetivo é que, com as novidades, este tempo aumente para 30 minutos a uma hora. Há, ainda, uma versão para o Xbox, da Microsoft, para que as pessoas tenham a opção de assistir a vídeos do YouTube na TV. Informações da Reuters [1/12/11].