Saturday, 05 de October de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1308

Sítio do Journal tem conteúdo gratuito

Semanas após a concretização da compra da Dow Jones pelo magnata de mídia Rupert Murdoch, o sítio do Wall Street Journal passou a tornar gratuito o acesso a parte do seu conteúdo. O Journal, carro-chefe da Dow Jones, é um dos principais interesses de Murdoch, que comanda o império News Corporation e arrematou a companhia por US$ 5,6 bilhões.


O WSJ.com é um dos sítios jornalísticos pagos de maior sucesso na rede, com assinatura anual de US$ 99 e um milhão de assinantes. Na quinta-feira (10/1), uma nota no Wall Street Journal Europe dava conta de que a empresa havia modificado o sítio e aberto o acesso a todos os editoriais e colunas de opinião. Textos jornalísticos continuam a ser um serviço por assinatura.


Planos


Desde 2000, era preciso ser assinante para entrar em grande parte dos artigos editoriais. Os leitores podiam, entretanto, acessar um número limitado de artigos por um sítio irmão, o OpinionJournal.com. A partir desta semana, os dois sítios foram unidos em uma só página.


A mudança no WSJ.com representa um dos primeiros passos de Murdoch para imprimir sua marca no Journal. O empresário já havia afirmado que tinha planos de tornar a página gratuita, assim como gostaria de ampliar a cobertura do diário – principalmente em áreas como política e governo. Como parte do acesso gratuito, estão videoclipes do canal de TV Fox, também da News Corp. Informações da Reuters [10/1/08].