Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

USA Today surpreende com novo editor

Buscando deixar para trás a crise desencadeada pelo repórter cascateiro Jack Kelley, o publisher do USA Today, jornal de maior circulação nos EUA, Craig Moon, rapidamente escolheu um novo editor para substituir Karen Jurgensen, cuja saída voluntária foi motivada pelo escândalo. O eleito é Kenneth Paulson, vice-presidente sênior da organização Freedom Forum, diretor-executivo do First Amendment Center, em Nashville, professor-adjunto da Escola de Direito da Universidade Vanderbilt e ex-editor de alguns diários de médio porte da Gannet, companhia que controla o jornal que ele agora comandará.

A escolha é uma surpresa porque Paulson, um advogado de 50 anos, está há oito sem trabalhar em jornal e é pouco conhecido no ramo. Moon justificou a decisão dizendo que houve uma ‘química’ entre os dois e que ficou impressionado com o intelecto do novo editor, destacando que ele já havia dado mais de 600 palestras em 40 estados americanos sobre questões de liberdade de expressão.

Paulson prometeu que vai ouvir muito sua equipe e afirmou que o problema criado pelas matérias inventadas do correspondente Jack Kelley deve ser superado. ‘Não vejo sentido em ser um editor de jornal se não ficar na redação’, disse. Análise feita por consultores externos, depois que as práticas de Kelley vieram à tona, atribuiu grande parte da responsabilidade pelas mentiras do ex-repórter à direção do USA Today, que teria criado um clima propício a este tipo de atitude. Por causa dessa conclusão, Karen e o editor de notícias Hal Ritter renunciaram a seus cargos. Brian Gallagher, que vinha substituindo Karen interinamente e também havia prometido se demitir, vai continuar no jornal, cuidando da página editorial. Carol Stevens, que estava atualmente no comando dessa seção, ocupará o posto de Ritter. As informações são do Washington Post [30/4/04].