Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Entre a fumaça e o anúncio, a falta do que falar domina a TV

José Luiz Datena na Band, Roberto Cabrini no SBT e Britto Jr. na Record. Só faltou Galvão Bueno na Globo na cobertura da TV do anúncio do novo papa, na tarde de quarta-feira (13/3).

A Record entrou no ar às 15h06, bradando ser a primeira rede aberta brasileira a exibir a esperada fumaça branca, direto do Vaticano. Em seguida, Globo, SBT Band e RedeTV! também interromperam as suas atrações.

A espera de quase uma hora abriu caminho para a narração “do nada” que toma conta da TV nesses momentos em que a transmissão não pode ser interrompida, mas em que ninguém sabe o quanto ainda demorará a notícia.

E dá-lhe especialistas de plantão em uma grande bolsa de apostas, com palpites até de Sônia Abrão (RedeTV!).

Enquanto Britto Jr. dizia na Record que a multidão de fiéis na praça de São Pedro parecia grande show de rock, Datena colocava sua impaciência em prática, contando os segundos para o anúncio.

Por pouco o locutor das enchentes não gritou o notório “põe na tela!”, no desespero de não ter mais o que falar. E olha que o horário teve quase 10% a mais de televisores ligados do que o habitual.

Sem tradução

Segundo o Ibope, a Globo liderou, com 14 pontos. A Record teve cinco. O SBT, três. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na grande São Paulo.

Com o anúncio do papa, a Globo, ancorada por Sandra Annenberg, rapidamente providenciou uma biografia do religioso, enquanto padres e teólogos tratavam de explicar quem era o eleito. Batinas, por sinal, não faltaram no ar. Praticamente todos os canais tinham o seu padre, cardeal, bispo, devidamente trajado.

Band e RedeTV! sofreram sem tradução simultânea durante o primeiro pronunciamento do novo papa, em italiano. “O que ele está dizendo?”, perguntava Datena. “O novo papa vai salvar a Argentina”, avisava o correspondente da RedeTV!.

Terminadas as orações, o SBT voltou para a sua mexicana A Usurpadora. A Band, para o futebol. Globo e RedeTV! ainda reprisaram algumas imagens do novo papa antes da Sessão da Tarde e de Sônia Abrão tomarem a tela.

******

Keila Jimenez é colunista da Folha de S.Paulo