Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Excesso de informação leva a fadiga mental

A instantaneidade do jornalismo atual e seu excesso de informações, dados e atualizações de notícias parecem ter feito as primeiras vítimas. Segundo uma pesquisa conduzida pela empresa americana Context-Based a pedido da Associated Press, jovens adultos apresentam ‘fadiga’ por causa da inundação de informações que recebem.

O objetivo da pesquisa era ajudar a AP a estruturar um novo modelo de distribuição de notícias voltado para jovens adultos que presenciam um período de mudança da mídia tradicional para a plataforma digital. Para isso, foram analisados os padrões de consumo de um grupo de 18 homens e mulheres entre 18 e 34 anos em seis cidades dos EUA, Reino Unido e Índia. ‘O valor real da pesquisa foi nos dar uma idéia concreta de como as notícias estão sendo consumidas no espaço digital pelos jovens’, afirmou Jim Kennedy, diretor da AP para planejamento estratégico. Segundo ele, os resultados do estudo serão usados para aperfeiçoar o trabalho da AP.

Bombardeio de manchetes

Um dos principais resultados foi o de que os jovens pesquisados têm interessem em informações aprofundadas de qualidade, mas acabam não conseguindo chegar a este conteúdo porque são bombardeados por novas manchetes e atualizações nos sítios de internet. Os participantes também revelaram que quase nunca conseguem dar atenção total às notícias, já que costumam fazer diversas atividades – como a leitura de e-mails – ao mesmo tempo. Isso indica uma mudança crucial na forma como as pessoas recebiam as notícias – assistindo ao telejornal à noite ou lendo o jornal pela manhã.

‘Nossas observações e análises identificaram que a ‘dieta de notícias’ dos consumidores não é balanceada em conseqüência do consumo excessivo de fatos e manchetes’, brincou o antropólogo Robbie Blinkoff, co-fundador do Context-Based. Para combater o problema, os autores do estudo sugerem que as organizações de mídia desenvolvam maneiras mais fáceis para que os leitores cheguem ao conteúdo aprofundado e evitem as atualizações repetitivas das notícias. Informações de Karl Ritter [AP, 2/6/08].