O governo da Malásia ordenou a suspensão, por um mês, de um diário em língua tâmil que publicou uma imagem de Jesus Cristo segurando um cigarro. O jornal Makkal Osai, que tem como público a minoria hindu, recebeu a ordem nesta sexta-feira (24/8), por fax, diretamente do Ministério da Segurança Interna.
‘É claro que ficamos chocados. Minha equipe inteira caiu em prantos. Eles vão perder um mês de salário’, afirmou S.M. Periasamy, diretor do diário. Segundo ele, o Makkal Osai irá cumprir a ordem, mas pretende apelar da suspensão. O jornal teria publicado a imagem por engano, na terça-feira, e dois dias depois estampou um pedido de desculpas.
Ofensa
Os jornais da Malásia funcionam sob licença do governo, o que os proíbe de publicar conteúdo considerado ofensivo ou tabu em temas como religião, raça e política. Segundo Periasamy, um diagramador – que desde então foi suspenso – baixou da internet uma imagem de Jesus para ilustrar uma citação da Bíblia na primeira página do diário. O funcionário não notou, entretanto, que a imagem havia sido alterada, com um cigarro na mão de Cristo.
O primeiro-ministro Abdullah Ahmad Badawi alegou que a imagem era ofensiva e insultava os cristãos e muçulmanos. O arcebispo de Kuala Lumpur, Murphy Pakiam, afirmou que a publicação era um ‘sacrilégio’, mas posteriormente aceitou as desculpas do jornal. O Congresso Malaio Indiano, partido da coalizão da situação, pediu pelo fechamento do diário. O Makkal Osai, um dos dois únicos jornais em língua tâmil do país, costuma criticar o partido. Informações de Julia Zappei [AP, 24/8/07].