Thursday, 30 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1289

Tiago Dória Weblog

REVISTAS NA REDE
Tiago Dória

As revistas nunca morrem na internet, 8/11

‘Bruno Rodrigues já comentava – o que diferencia o jornalismo online do feito com a ajuda de outros suportes é que a notícia não morre. Interatividade e rapidez o rádio sempre teve, às vezes até mais rápido e eficiente que a internet.

A internet é uma das poucas mídias onde a notícia não morre [sempre está acessível por meio de mecanismos de busca], não fica amarelada ou empoeirada em uma fita. Ela permanece. Um bom exemplo desse conceito foi registrado nesta semana pela Folio.

Em março, a Condé Nast, editora responsável pela edição da Wired e da Vogue, entre outras revistas, parou de publicar a Child. Parou em termos. Sem atualizações, o site da revista continuou no ar.

O endereço teve um aumento de 436 mil, em agosto, para 534 mil visitantes, em setembro. Quase 100% das visitas vieram dos mecanismos de buscas. Eram pessoas que estavam procurando por uma informação e acabavam caindo no site da revista.

Imagina se a revista estivesse na ativa? O mesmo está acontecendo com outras publicações da Condé Nast que saíram de circulação, mas que continuam com os arquivos de seus sites no ar. Por aí, a gente vê a importância de um site de notícias ter uma boa indexação e um sistema de arquivamento decente.

Não é à toa que, volta e meia, um blog sempre aparece na frente nos resultados quando você procura por uma informação no Google. Há bastante tempo eles já perceberam que a notícia e os posts não morrem na rede e sabem ganhar tráfego em cima disso.

Percebe-se que os sites de notícias, em sua maioria, ainda acreditam que a missão deles é somente dar a ‘notinha quentinha’ da última hora. Coisa que as rádios e as TV’s já fazem há muito tempo e, às vezes, com mais eficiência. E largam seus bancos de dados de lado.

Enquanto poderiam estar fazendo dinheiro em cima deles e usá-los como um guia nas pautas [às vezes, o fato de uma notícia antiga ser muito acessada indica novo interesse pelo assunto]. Essa visão tende a mudar. Vide o novo reposicionamento do NYT, que leva, mais uma vez em conta, a importância da notícia de ontem.’

 

INFORMAÇÃO TERCEIRIZADA
Tiago Dória

Mais um site de notícias fazendo clipping da rede, 8/11

‘Mais um site de notícias vai começar a linkar para conteúdo de terceiros na rede. A Forbes Media, que controla a revista de mesmo nome, adquiriu o Clipmarks, um serviço que, de forma colaborativa, realiza uma espécie de clipping pela rede, selecionando os links e textos mais interessantes.

Ainda não foram informados detalhes de como será a integração com o site da revista. O certo é que o Clipmarks será usado pela Forbes como um guia para indicar conteúdo de outros sites.

Neste final de semana, o The New York Times lançou uma função parecida. E desde setembro, a CNN usa, em seu site, um widget que linka automaticamente para blogs que estão comentando matérias da emissora de TV.’

 

JORNALISMO CIDADÃO
Tiago Dória

Financiamento para projetos de mídia cidadã, 8/11

‘Os melhores projetos serão destacados no site do Global Voices Online

O conceito de micro-financiamento anda com tudo na rede. Ligado ao Global Voices Online, o programa Rising Voices, que financia iniciativas de mídia cidadã em todo o mundo, abriu uma nova rodada de inscrição de projetos. A organização fornece um aporte que varia entre R$ 1.700 e R$ 8.500.

O principal alvo são projetos de comunidades que têm pouca representatividade na web e poucos recursos para comprar câmeras digitais, laptops, gravadores etc.

Os projetos, no caso, podem ser uma rede de blogs, um videoblog coletivo, uma rádio online comunitária ou até programas de educação que busquem formar ‘cidadãos-jornalistas’ em locais onde a chamada ‘grande mídia’ não chega.

É uma iniciativa bem importante. Projetos brasileiros podem ser inscritos. As inscrições vão até o dia 30 de novembro e podem ser feitas aqui.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Tiago Dória Weblog

James Akel