Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Aos 81 anos, morre jornalista Alberto Tamer

Morreu domingo (19/5) o jornalista Alberto Tamer, aos 81 anos, de insuficiência cardíaca, após passar por uma cirurgia no coração. O jornalista foi internado em fevereiro deste ano para uma cirurgia no hospital Albert Einstein e há um mês estava no Incor, em São Paulo. Conhecido por sua capacidade de escrever sobre temas da economia com objetividade e clareza, Tamer atuou em várias mídias, do rádio ao jornal impresso.

Tamer trabalhou por mais de 50 anos no jornal O Estado de S. Paulo, onde foi editorialista, colunista e se destacou na cobertura de assuntos econômicos. Também foi um dos pioneiros no esclarecimento de dúvidas de ouvintes e telespectadores em seu programa Pergunte ao Tamer, transmitido por anos pela Rádio Jovem Pan e pelo SBT.

Ele iniciou no jornalismo na rádio Excelsior e no jornal O Tempo, em São Paulo, em 1952, cobrindo a área política. No Correio Paulistano foi titular da coluna política “Janela Aberta”. Em O Estado de S. Paulo, já como repórter de economia, aprendeu com Frederico Heller a escrever de modo acessível aos leitores.

Tamer foi também comentarista e apresentador nas rádio Eldorado e nas emissoras de TV Manchete e Bandeirantes. Em 1994, mudou-se para Paris, de onde enviou matérias especiais para o Estado, sem deixar de escrever sua coluna.

O velório foi realizado ontem [domingo, 20/5] no cemitério do Morumbi onde cerca de 80 pessoas prestaram a última homenagem ao jornalista. O corpo foi cremado no Horto da Paz, em Itapecerica da Serra (SP). Tamer foi casado com Linda Tamer, com quem teve três filhos, que lhe deixaram cinco netos.