Friday, 19 de August de 2022 ISSN 1519-7670 - Ano 22 - nº 1201

Uma história de pioneirismos

Crédito: Observatório da Imprensa

Alberto Dines, pioneiro do chamado media criticism no Brasil (ele foi também pioneiro no jornalismo online, no debate sobre imprensa na televisão e no rádio e em tantas outras iniciativas), desenvolveu um modo próprio, original e desbravador de tratar sobre as relações tumultuadas entre a função jornalística e a democracia.

Ele examinava com retidão os meios e as investidas que o poder apontava contra jornalistas. Com isso, produziu uma obra vasta que pode ser lida, hoje, como um curso avançado de entendimento do jornalismo. Dines, com sua prática diária, desde os tempos do Jornal do Brasil e dos “cadernos” que criou lá, ensinou muitas gerações de jovens repórteres e jovens estudiosos.

Era também um ótimo professor — eu mesmo vi muitas aulas dele. Entrava em sala com uma miniatura da prensa de Gutenberg: “Foi aqui que tudo começou”. Ele faz falta também pelo entusiasmo com que fazia andar suas ideias mais improváveis, como o próprio Observatório da Imprensa, que está aqui, vivo, até hoje. Era um líder como poucos. Grande jornalista, grande inspirador.

***

Eugênio Bucci é jornalista e professor da ECA-USP.