Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

New York Times Co. lança ferramenta de anúncios em redes sociais

O New York Times R&D Lab, laboratório de desenvolvimento de tecnologias da New York Times Company, passou os últimos seis anos e meio construindo o que seu presidente classifica de equivalente a “carros-conceito” (aqueles apresentados em grandes feiras para mostrar como as montadoras veem o futuro do automobilismo) para a mídia. Uma de suas criações foi o News.me, aplicativo de leitura de artigos com base no que é compartilhado em redes sociais e que permite leitura offline, desenvolvido no laboratório antes de ir para a incubadora Betaworks para comercialização.

Este ano, entretanto, a New York Times Co. decidiu inovar: formou a R&D Ventures com o propósito explícito de comercializar as ideias do laboratório, criando assim novas fontes de receita para o grupo. A iniciativa lança agora seu primeiro produto, o Ricochet, que ajuda marcas a atrair clientes para artigos relevantes por meio de anúncios.

Funciona da seguinte maneira: uma marca usando o Ricochet escolhe um artigo de uma publicação da New York Times Co., como o New York Times ou o Boston Globe, que acredite ser do interesse do seu público consumidor. A partir daí, é criado um endereço URL único, que pode ser distribuído pela marca nas redes sociais e blogs. Quando um seguidor da marca no Twitter ou um fã no Facebook clicar no link, verá o artigo envolto em anúncios da marca. “Este é um conceito inteiramente novo no mercado digital que cria uma classe nova de inventário, movido pelas redes sociais”, diz Michael Zimbalist, vice-presidente de pesquisa e operações de desenvolvimento do grupo.

Self-service

O Ricochet é atualmente um serviço controlado, mas, segundo Zimbalist, eventualmente ele se tornará uma plataforma self-service: anunciantes poderão usá-lo para fazer buscas no banco de dados do grupo por tema, fazer o upload de anúncios que querem relacionar a um determinado artigo, escolher uma opção de formato de página e estabelecer a duração da campanha.

O produto também inclui a ferramenta de cascata, que visualiza o caminho pelo qual um artigo é compartilhado no Twitter, permitindo que anunciantes que usem o Ricochet identifiquem quais usuários têm o maior impacto na transmissão de uma determinada matéria. A New York Times Co. cobrará de anunciantes com base no número de artigos a que querem relacionar sua marca, assim como na duração da campanha. Informações de Jason Del Rey [AdAge, 26/4/12].