Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Diário lança aplicativo para iPad de olho nos leitores do impresso

O Washington Post lançou, no fim de março, seu novo aplicativo para iPad. O diário americano – que recentemente anunciou que passará a cobrar pelo acesso a seu site –nada com a corrente na direção de um jornalismo cada vez mais integrado às plataformas digitais. Até aí, nenhuma novidade.

O inusitado é a preocupação do Post em encontrar meios de trazer com ele os leitores menos enturmados com as novas tendências digitais. O novo aplicativo inclui uma réplica da edição impressa, para que os leitores possam ler seu jornal diário inteirinho no formato de papel, da primeira à última página – só que na tela do iPad. Muitos outros jornais oferecem réplicas de suas edições impressas, mas a maioria delas está separada do aplicativo em si.

Clássico

As páginas do Post imitando o impresso, no entanto, não são PDFs estáticos. Cada matéria está otimizada para o formato do tablet. A réplica inclui quadrinhos, jogos e um arquivo com os textos publicados até duas semanas antes. O sistema de moderação de comentários do Post também está presente no novo aplicativo, justamente para não assustar os leitores avessos à enxurrada de opiniões e discussões comuns às redes sociais. Haverá debate, mas “sem todo o barulho”, resume Cory Haik, produtor executivo para notícias digitais do Post.

Haik diz que a réplica inteira do jornal impresso, chamada de “Post Clássico”, era algo que os usuários vinham pedindo desde a primeira versão do aplicativo do jornal para o iPad. “Eles queriam o Washington Post completo”, diz.

O aplicativo do Post será vendido na “Banca” da Apple, uma plataforma onde é possível armazenar jornais e revistas comprados na loja virtual da empresa. Por enquanto, ele é gratuito, mas isso mudará nos próximos meses, quando o Post estrear sua paywall.

Leitores já reclamaram que usuários do Android, sistema operacional do Google para plataformas móveis, foram deixados de fora. Segundo Haik, há conversas para levar o aplicativo para os outros tablets. “Apenas era a hora de uma atualização para nosso produto para iPad e a Banca era um passo natural para nós”.