Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Órgão do governo multa emissoras por cobertura de protestos

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas, com sede em Nova York, pediu para que o órgão regulador da mídia turca reveja sua decisão de penalizar quatro estações de TV pela cobertura dos protestos que ocorrem no país há algumas semanas.

O órgão regulador, o Alto Conselho de Rádio e Televisão (RTÜK), multou as emissoras Ulusal Kanal, Halk TV, Cem TV e EM TV, no valor de aproximadamente 13 mil reais, por supostamente “incitar a violência” e violar “princípios de transmissão”. O RTÜK disse que a transmissão ao vivo dos confrontos entre polícia e manifestantes pode “prejudicar o desenvolvimento físico, moral e mental de crianças e adolescentes”.

Enquanto grandes canais como Habertürk, CNN Turquia e NTV transmitiam uma programação não relacionada com os protestos, causando frustração entre os manifestantes, as emissoras multadas exibiam as manifestações ao vivo.

Não se sabe se as emissoras vão pagar a multa ou apelar à decisão. “Nós chamamos o RTÜK para reverter sua decisão de punir os quatro canais por exercerem sua função de reportar os protestos contra o governo”, declarou Nina Ognianova, coordenadora do CPJ na Europa e Ásia Central. “Manter o público informado dos eventos enquanto eles acontecem não é prejudicial à sociedade. Escondê-los, sim”.