Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Facebook cede a pressões e restringe locais de publicidade

Um novo sistema lançado pelo Facebook criará um lista negra de páginas e grupos que contenham qualquer conteúdo violento ou sexual, mesmo se tiverem passado pelos padrões da rede social. A iniciativa foi tomada após pressões de anunciantes, que tiraram suas campanhas do Facebook por não ter controlesobre o conteúdo das páginas nas quais apareciam.

A rede afirmou que faria uma revisão manual de toda página ou grupo potencialmente controverso para identificá-los e impedir que campanhas publicitárias apareçam neles no futuro. “Antes dessa mudança, uma página vendendo produtos adultos era elegível a ter anúncios no seu lado direito; agora, não haverá anúncios próximos a esse tipo de conteúdo”, assegurou a empresa. “Sabemos que anunciantes trabalham duro para promover suas marcas e levamos seus objetivos muito a sério. Já temos uma revisão rigorosa e políticas de remoção de conteúdo que viole nossos termos, mas reconhecemos que precisamos fazer mais para evitar situações nas quais anúncios são exibidos junto a páginas e grupos controversos”.

O Facebook disse ainda que, após a revisão manual, planeja construir “um modo automatizado para evitar e/ou remover anúncios ao lado de conteúdo controverso”. “Tudo isso melhorará a detecção do que se qualifica como conteúdo questionável, o que significa que faremos um trabalho melhor garantindo que as mensagens dos anunciantes apareçam ao lado de páginas e grupos apropriados. Essas mudanças não terão um impacto significativo no negócio do Facebook, mas irão gerar benefícios para os usuários e para os anunciantes”, afirmou a empresa.