Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Receita de jornais nos EUA cai pelo oitavo ano consecutivo

Enquanto a venda de anúncios digitais bateu recorde e aumentou 18% nos EUA no primeiro semestre de 2013, a receita com a venda de jornais impressos diminuiu em 5,5%, entrando no oitavo ano consecutivo de queda.

Acompanhada por um aumento de 145% nas vendas de anúncios de dispositivos móveis, a receita digital chegou a 20 bilhões de dólares no primeiro semestre, de acordo com o Escritório de Propaganda Interativa. A quantia é praticamente a mesma que os 22,3 bilhões gerados pela venda coletiva de todos os jornais impressos dos EUA em todo o ano de 2012. Se a trajetória continuar a mesma, a receita com anúncios digitais será o dobro que a receita de jornais impressos em 2013.

O crescimento da publicidade online também está retirando oxigênio de outros setores da indústria de mídia. Apesar da receita televisiva ter crescido 6,4% no primeiro semestre, a receita de revistas aumentou apenas 0,4% e a de rádio continuou a mesma.

Como a Associação Nacional de Jornais dos EUA parou de produzir seu relatório sobre a situação econômica da imprensa em 2006, a queda de 5,5% foi baseada nas declarações das 10 maiores empresas jornalísticas do país.