A blogueira e empresária Arianna Huffington lançou, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na semana passada, um novo projeto sob a marca Huffington Post. Depois de versões do portal em países como França e Japão e a região do Magreb, desta vez Arianna apostou em uma visão global. O WorldPost, como foi batizado o novo site, nasceu da parceria com o investidor bilionário Nicolas Berggruen e tem como foco a cobertura – e o debate – de questões internacionais.
O WorldPost segue o modelo das outras páginas do Huffington Post, com artigos noticiosos e colaborações de celebridades e amigos de Arianna, como o empresário Bill Gates, o empreendedor Elon Musk e o ex-secretário do Tesouro americano Larry Summers. Mas Arianna e Berggruen afirmaram, em uma entrevista para o lançamento, que a escolha de colaboradores será mais seletiva do que acontece no Huffington Post. Ainda que a ideia do WorldPost seja mesclar nomes relevantes no cenário mundial com autores desconhecidos, haverá um processo de curadoria mais completo.
Site sustentável
O WorldPost surgiu de longas conversas que Arianna e Berggruen mantiveram por anos sobre a possibilidade de haver um veículo de mídia que produzisse jornalismo de qualidade e cobrisse temas que, na opinião deles, não eram bem explorados pela mídia em geral. Em vez de comprar uma organização jornalística, os dois decidiram criar uma.
O site seguirá o modelo de financiamento do Huffington Post, com a receita vinda de patrocínios, publicidade e com a organização de palestras. Berggruen, que não revela o quanto investiu no projeto – “uma quantia significativa”, segundo ele –, afirma que o objetivo é que o WorldPost seja lucrativo. Segundo o investidor, apesar do lucro não ser o objetivo primordial do site, ajudará a torná-lo mais sustentável. Berggruen explica ainda que será possível a distribuição de conteúdo para outros veículos, no que chamou de “sistema aberto”.
Leia também